Procon RJ lança aplicativo para registro de reclamações

No Dia do Consumidor, 15 de março, a autarquia realiza mutirão
 

Mais agilidade para o consumidor fluminense. A nova versão do aplicativo “Procon RJ” foi lançada nesta semana pela autarquia estadual e já está disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS. A nova plataforma, com a missão de receber reclamações dos consumidores do Rio de Janeiro, pode ser adquirida, de forma gratuita, nas lojas virtuais do Google Play e Apple Store.

 

 

– O lançamento do novo canal já estava entre as metas da nova gestão do governo. Atualmente, é preciso dar facilidade e agilidade ao cidadão e o aplicativo vai ajudar nesta comunicação entre os consumidores e o Procon-RJ. Além disso, é possível que a pessoa envie fotos e vídeos para que a reclamação tenha mais sustentação – afirmou Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ.

 

 

Simples e prático, o aplicativo criado por Rogério Cupti, ouvidor do Procon-RJ – além de advogado e desenvolvedor de sistemas – permite que o consumidor registre sua reclamação a qualquer momento pelo celular ou via tablet. Segundo o presidente da autarquia, é possível que número de queixas cresça, a partir do download da plataforma online.

 

 

– Os estabelecimentos possuem a obrigação de ter um livro de reclamações para os clientes registrarem suas queixas. Mas fazer isso pela internet é mais eficaz. Acredito que teremos um aumento considerável no registro de reclamações – ressaltou.

 

 

Mutirão para comemorar o Dia do Consumidor

Na sexta-feira (15/03), o Procon-RJ comemora o Dia Mundial do Consumidor com um mutirão de atendimento no Largo da Carioca, no Centro do Rio. Das 9h às 17h, funcionários da autarquia, além de representantes de empresas, estarão disponíveis para atender reclamações e negociação de dívidas entre consumidores e empresas.

 

 

– Vemos que, se tivermos um Procon atuante, divulgando ações e realizando fiscalizações, isso faz com que cresça a demanda de reclamações. O Procon-RJ está cada vez mais presente e junto ao consumidor, além de buscar a conciliação junto às empresas, o que torna o processo mais rápido e vantajoso, principalmente para o cidadão – lembrou o presidente.

 

 

No mutirão estarão presentes representantes de empresas de telefonia – Claro, Oi, Vivo, TIM, Nextel e Embratel; bancos – Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica; serviços públicos – Light, Enel, Cedae e Naturgy (ex-CEG); TVs por assinatura – NET e SKY; e a loja de Departamentos Leader. Também estará a presente o Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) oferecendo, gratuitamente, consulta do CPF no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) aos consumidores.

 

 

– A iniciativa é para quem não tem tempo de ir ao Procon. Nossa expectativa é fecharmos um grande número de conciliações e resolver as pendências financeiras dos consumidores – disse a coordenadora de atendimento da autarquia estadual, Soraia Panella.

 

 

Como registrar uma reclamação no Procon-RJ

Para registrar a reclamação, seja no mutirão, nos postos presenciais do Procon-RJ ou em um de seus canais pela internet, o consumidor deve ter a mão todos os dados referentes a reclamação – nota fiscal, protocolos de atendimento na empresa, dados de identificação do produto –, além de seu documento pessoal com foto – carteira de identidade ou de motorista. Além do aplicativo “Procon RJ”, as reclamações também podem ser feitas pela internet através do site Procon Online (www.procononline.rj.gov.br) ou pelo e-mail: [email protected].

 

 

 

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