Início Plantão Brasil Programa Água para Todos vai atender 50 mil moradores de áreas rurais...

Programa Água para Todos vai atender 50 mil moradores de áreas rurais do Amazonas

água

 

 

Mais de 50 mil pessoas que moram em áreas rurais de 16 municípios amazonenses começam a ter acesso a água própria para consumo, mesmo nos períodos de estiagem, a partir de abril deste ano. Com um investimento de R$ 40 milhões, do Programa Água para Todos, serão construídas 10,1 mil cisternas de uso individual e 404 de consumo coletivo, além da substituição 2.020 telhados, para a captação de águas pluviais.

 

 

“O Água para Todos foi ampliado além do semiárido para atender famílias que vivem em outras regiões brasileiras atingidas por estiagem”, explica o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Castro.

 

 

Pelo convênio firmado em julho de 2012, entre o governo federal e o governo do Amazonas, as ações serão executadas nas calhas dos rios Purus, Solimões, Negro e Amazonas, beneficiando moradores de áreas rurais dos municípios de Beruri, Boca do Acre, Tapauá, Canutama, Lábrea, Pauini, Anamã, Anori, Caapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Careiro e Itacoatiara.  

 

O trabalho social, que inclui o diagnóstico das famílias a serem beneficiadas e seu cadastro para recebimento das cisternas, deve começar em março. Cabe aos comitês gestores municipais, formados por moradores da região, indicar as localidades que necessitam do programa.  

 

O Água para Todos foi concebido a partir da necessidade de universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, assistidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso. Até o final de 2014, 750 mil famílias serão beneficiadas.

 

Fonte – Ag Planalto