Início Plantão Barra Projeto pioneiro ofertará curso de formação técnica em teatro para alunos da...

Projeto pioneiro ofertará curso de formação técnica em teatro para alunos da rede estadual

A Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria Estadual de Cultura, com apoio do Ministério do Trabalho e do RioSolidario, firmarão uma parceria pioneira com os institutos Arcadia e Invepar e com o MetrôRio para oferta de Cursos de Aprendizagem e Formação Profissional em Teatro direcionados para alunos de escolas públicas e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Além da capacitação, os jovens terão a Carteira de Trabalho assinada e receberão salário por meio do Projeto Jovem Aprendiz em um projeto pioneiro no país.

 

O lançamento do Projeto “Jovem Aprendiz no Teatro” será na próxima quarta-feira, dia 9, às 10 horas, na Casa de Cultura Laura Alvim. Estarão presentes a Presidente do RioSolidario, Maria Lúcia Horta Jardim; o Secretário de Estado de Educação, Wagner Victer; o Secretário de Estado de Cultura, Leandro Sampaio Monteiro, além de representantes das empresas parceiras. Na ocasião, haverá um brunch para jornalistas e demais presentes no evento de apresentação do Programa.

 

Os alunos que irão participar do projeto terão aulas teóricas e práticas de interpretação de textos e personagens; ensaio de obras dramáticas; desenvolvimento de procedimentos de interpretação e de pesquisas e demonstração de competências pessoais.

 

– Os jovens também aprenderão técnicas de direção de teatro e de palco, cenografia, sonoplastia, entre outros ensinamentos aplicados e adotados nos campos da arte e da cultura – detalhou o secretário de Cultura, Leandro Monteiro.

 

Os cursos terão duração de 15 meses, totalizando 1.200 horas. As aulas serão na Casa de Cultura Laura Alvim e em um espaço do MetrôRio, um dos parceiros da iniciativa, preparado para receber os estudantes.

 

– A iniciativa é pioneira na área da cultura e promoverá capacitação e qualificação profissional aos jovens, com objetivo de encaminhá-los ao mercado de trabalho. Além disso, a proposta estimulará o protagonismo juvenil, aumentando as chances de desenvolvimento na geração de trabalho e renda e da formação cidadã. Ao final do curso, os jovens como trabalho final do curso terão que preparar e apresentar uma peça de teatro – destacou o secretário de Educação, Wagner Victer.

 

DATA: 09/05/2018 (QUARTA-FEIRA)

HORÁRIO: 10 HORAS (BRUNCH)

LOCAL: CASA DE CULTURA LAURA ALVIM

ENDEREÇO: AVENIDA VIEIRA SOUTO, 176, IPANEMA, RIO DE JANEIRO