Início Plantão Rio Projeto Recomeçar! marca reconstrução das cidades

Projeto Recomeçar! marca reconstrução das cidades

No sábado, dia 12, em que a tragédia das chuvas completa um mês, a ONG Viva Rio vai realizar um evento em Nova Friburgo que marcará o encerramento da fase emergencial da campanha SOS Região Serrana e vai dar início a segunda etapa: a reconstrução da cidade. “Recomeçar!" é o lema do evento, que marca a retomada da rotina e da normalidade na vida dos moradores da região, seriamente afetadas pela tragédia que vitimou 893 em seis municípios. 
 
O Viva Rio, no entanto, esclarece que a solidariedade dos cariocas ainda é necessária no auxílio às vítimas, mas  neste momento o foco da ajuda será modificado. "A solidariedade agora é para recomeçar”, explicou Rubem César Fernandes, diretor executivo da Ong.
 
O evento acontecerá na praça central de Nova Friburgo, a partir do meio-dia quando chegará um comboio de 17 veículos com donativos. Em seguida, a equipe do Viva Rio solicitará um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das enchentes, dando início a um ato ecumênico.
 
No local também será montado um painel que funcionará como um memorial da tragédia e serão disponibilizadas câmeras de vídeo onde os moradores de Nova Friburgo poderão ter seus depoimentos e testemunhos, sobre suas experiências da tragédia, registrados.  “A ideia, neste caso, é reunir fotografias, mensagens, cartazes, cartas, recortes de jornais e todo tipo de lembranças das pessoas que vivenciaram essa tragédia. Mas também queremos que o mural tenha objetos e mensagens que marquem o momento do recomeço, a volta à vida normal e às atividades cotidianas”, informou Rubem Cesar.  

Fonte: ONG Viva Rio