Projeto Táxi! Corrida para o futuro

Projeto Táxi! Corrida para o futuro
 
Eles tiveram de abrir mão de tempo e diárias. Mas o esforço valeu a pena. Na sexta-feira (23/9), 41 taxistas cruzaram a linha de chegada e receberam o certificado de conclusão do curso Rio Táxi! Corrida para o futuro, oferecido gratuitamente pelo Detran, em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado (Faetec) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Durante quatro meses, eles tiveram aulas de legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, relacionamento interpessoal e convívio social, mecânica básica, meio ambiente, inglês e espanhol básicos, além de história sobre os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.
 
O evento, que teve início às 11h, no 14º andar da sede do Detran, reuniu alunos, professores e os coordenadores responsáveis pelo curso, cujo objetivo é promover melhorias nos níveis de educação para o trânsito no Estado do Rio de Janeiro, com vistas à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016. O coordenador de educação do Detran, Jorge da Silva Moreno, destacou, em discurso, que as aulas lecionadas no Rio Táxi! Corrida para o futuro não prepararam os taxistas apenas para a Copa e as Olimpíadas, mas também para o dia a dia de cada um dos profissionais.
 
– Estes alunos aprenderam a importância de sua profissão, de quanto é importante andar com a documentação em dia. Não à toa, só matriculamos no curso quem não tinha carteira cassada, suspensa ou com multas graves ou gravíssimas. Houve um critério muito sério de seleção – frisou Moreno.
 
Os taxistas parabenizaram a iniciativa do Detran, como Esperança Pereira Tagarro, que vê no curso uma oportunidade de o profissional se aperfeiçoar, recepcionar melhor turistas estrangeiros e “acabar definitivamente com os estereótipos da classe”. Exercendo a profissão desde 1994, a taxista disse que o curso Rio Táxi! Corrida para o futuro a fez com que passasse a prestar mais atenção no trânsito e, principalmente, em seus passageiros.
 
– Com o tempo, a gente vai se acomodando, esquecendo de olhar e reconhecer placas e símbolos do trânsito. É como se elas não estivessem lá. Este curso acendeu uma luz dentro de mim que estava começando a se apagar. Agora, sou outra também no trato com os meus passageiros; estou mais cordial. Todos os taxistas deveriam passar por um curso como esse. Até porque o Rio de Janeiro vai receber muitos turistas nos próximos anos.
 
Onézio Silva Romualdo lembrou que o curso ofereceu importantes ferramentas de trabalho, como o inglês e o espanhol. Para o taxista, estes idiomas serão um diferencial em sua profissão.
 
– Parabenizo vocês pelo esforço, empenho e dedicação, já que dedicaram parte importante do seu dia de trabalho para estar em sala de aula se aprimorando – disse o paraninfo da turma, professor Rafael Lima.

Fonte: Governo do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.