Provas para punir maus examinadores do Detran

Provas para punir maus examinadores do Detran
 
O presidente do Detran, Fernando Avelino, anunciou nesta sexta-feira (25/2) que o departamento vai punir os examinadores que burlarem as regras de avaliação durante os exames práticos de direção. A fiscalização será possível com a instalação, ainda no primeiro semestre de 2011, de câmeras que filmarão e gravarão as provas.
 
A intenção é impedir fraudes na concessão de carteiras de habilitação e melhorar a formação dos condutores. O monitoramento dos exames práticos será baseado na experiência bem sucedida da sala de licitações do Detran, iniciativa pioneira que transmite online todas as concorrências públicas presenciais, garantindo transparência ao trabalho.
 
– A partir das gravações, a Corregedoria do Detran vai abrir sindicância para avaliar as práticas ruins. Se o caso for de má fé, os examinadores serão suspensos ou exonerados.
Aqueles que errarem por falta de informação passarão por cursos de qualificação e atualização – disse Avelino.
 
Nesta semana, o Detran vai lançar através de seu site, www.detran.rj.gov.br, uma consulta pública para receber sugestões e propostas sobre suporte tecnológico e redução de custos para a instalação do serviço. A tecnologia já foi desenvolvida e a empresa que vai operar o projeto será escolhida através de licitação pública.
 
Em relação à formação dos instrutores, Avelino explicou que desde o início do mês, a Bureau Veritas Quality International avalia a qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Formação de Condutores (CFC). Entre os critérios estabelecidos em parceria com o Detran, constam as instalações das unidades de ensino, condições dos veículos, formação dos educadores, procedimentos adotados nas aulas e grade curricular. O objetivo é criar um selo de certificação e um ranking de qualificação entre as autoescolas credenciadas ao órgão e as que se candidatarem à avaliação.
 
O Detran também está qualificando cerca de 90 novos servidores – que ingressaram através do primeiro concurso para o departamento e substituem 1.123 terceirizados – para identificar funcionários denunciados na Ouvidoria por má conduta. A varredura vai ajudar a oxigenar o quadro e enquadrar os servidores nas novas normas de conduta estabelecidas.
Avelino também lembrou que a população pode se cadastrar, pelo site do órgão, no projeto Detran e Você, para receber, por e-mail, notificação sobre o vencimento da carteira nacional de habilitação entre 90, 60 e 30 dias antes do prazo limite. Em dez dias de funcionamento, 25 mil pessoas já se inscreveram.
 
Investimento em novos postos
Fernando Avelino afirmou que uma das prioridades do Detran é o investimento em novos postos de atendimento. O posto da Barra da Tijuca, que concentra um dos maiores números de atendimento, está em reformas, e inaugura, no início de março, a primeira pista de exames práticos exclusiva para motocicletas do Rio de Janeiro.
 
– A nova pista vai acabar com a confusão que se forma por causa da faixa usada para provas práticas na Lagoa, porque os exames serão concentrados na Barra. Em março, vamos entregar metade da obra, que vai aumentar de 700 para mil o número de atendimentos por dia. A intervenção será concluída até junho, quando a capacidade será elevada para 2 mil vagas/dia.
 
Regiões periféricas também serão contempladas. Araruama, Saquarema, Miracema e Miguel Pereira receberão novas unidades do Detran ainda no primeiro semestre, evitando grandes deslocamentos de pessoas que moram no interior para a capital e Região Metropolitana.

Fonte: Detran

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.