Ranking reclamações ônibus

Controle SMTR
 

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) divulga a nova versão do ranking das empresas com maior número de reclamações de usuários relacionadas à prestação do serviço. As denúncias feitas pelos passageiros servem de parâmetro para as ações pontuais de fiscalização. Entre janeiro e março, com base na metodologia de fiscalização direcionada, verificou-se uma redução do número de empresas acima da linha de tolerância, de 16 para 11 em relação ao primeiro ranking, que tem como como base os meses de novembro e dezembro de 2009 e janeiro deste ano. As cinco empresas com os maiores índices de pontos negativos agora são: Zona Oeste (56,33 pontos), Campo Grande (35,55), Rubanil (29,99), Breda Rio (21,79) e Pégaso (19,30).

A partir das reclamações repassadas à Ouvidoria pelos usuários, que passam a desempenhar o papel de fiscal virtual, a fiscalização da SMTR manterá o foco nas empresas que detém maior número de pontos em multa virtual.  Essa nova fiscalização cumpre três fases: 1) a entrada da reclamação; 2) processamento da multa virtual; ponderação ( análise considerando o IDH e frota da empresa), total de pontos: 3) classificação, que é o ranking.

Entre as reclamações dos fiscais virtuais, e que deram margem à elaboração do ranking no último trimestre, destacam o não atendimento do sinal de parada para embarque e desembarque; transportar passageiros em excesso por linha; atitudes inconvenientes dos funcionários da empresa; comprometer a segurança de terceiros; dificultar embarque ou desembarque seguro dos passageiros; mau estado dos bancos; e não cumprir determinações baixadas pela autoridade competente. Todos esses itens fazem parte do Código Disciplinar de Transportes do Município do Rio.

 

Fonte: smtr

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