Relatório do grupo interventor sobre bonde

Relatório do grupo interventor sobre bonde
 
Na quinta-feira (15/09), o grupo interventor do Bonde de Santa Teresa, liderado pelo presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Rogério Onofre, tomou conhecimento de que terá de enfrentar mais uma dificuldade para montar o plano de recuperação deste sistema. O Ministério do Trabalho lavrou 17 autos de infração contra a Oficina dos Bondes por conta das condições precárias em que esta se encontra e, informações ainda não confirmadas oficialmente, apontam para a possível penhora da única subestação que alimenta o sistema dos bondinhos.
Na manhã de quinta-feira (16/9), Onofre esteve reunido com o governador Sérgio Cabral, que pediu urgência na entrega do relatório que está sendo elaborado pela Comissão Interventora, recebendo do interventor a promessa de que, no máximo, dentro de 15 dias, o documento estará em suas mãos.
– A cada momento somos surpreendidos por mais um problema, o que demonstra que a falta de organização, a qual me referi, logo assim que tive contato com as condições do Sistema de Bondes de Santa Teresa, é maior do que pensávamos. Passamos o dia inteiro de hoje por conta de tentar encontrar soluções para estes e tantos outros problemas que se apresentam a fim de apontarmos as atitudes cabíveis. Enquanto na Alerj a comunidade e funcionários participavam de Audiência Pública cobrando respostas, nós trabalhávamos para tentar contornar problemas que só fazem se avolumar – afirmou Rogério Onofre.
Os autos de infração do Ministério do Trabalho têm motivos diversos que vão desde a falta de água potável disponível para os funcionários na Oficina dos Bondes, passando pela falta de programa de treinamento, até a não realização do exame de admissão exigido por lei. Além desses autos, chegou à Comissão Interventora a informação de que a única subestação de energia que alimenta o Sistema dos Bondes seria penhorada para o pagamento de dívidas trabalhistas. Esta última informação, porém, ainda não foi oficialmente confirmada.
Reunião marcada – Está marcada para a próxima quarta-feira (21/09) uma reunião entre a Comissão Interventora do Bonde de Santa Teresa e a associação de moradores do bairro, a AMAST. Na ocasião, serão aprofundadas as propostas já apresentadas ao presidente do Detro e interventor do sistema, Rogério Onofre, para subsidiar o relatório final a ser entregue ao governador Sérgio Cabral.

Fonte: Governo do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.