Reunião com articuladores locais da Unicef

Reunião com articuladores locais da Unicef
 
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) reuniu-se nesta sexta-feira, dia 16/04, no Centro Administrativo São Sebastião (Cass), reunião com representantes do escritório Zonal do Rio de Janeiro da Unicef e dos Grupos de Articulação Local (GAL) dessa entidade da Organização das Nações Unidas, para apresentar as propostas da Prefeitura do Rio à Plataforma dos Centros Urbanos (PCU).
 
A Plataforma dos Centros Urbanos é uma iniciativa nacional de articulação, fortalecimento e desenvolvimento de políticas públicas, programas e ações para assegurar que todas as crianças e os adolescentes moradoras dos grandes centros urbanos tenham respeitados e garantidos seus direitos a saúde, alimentação, educação, cultura e esporte. A articulação dos comitês locais da Plataforma é de responsabilidade de cada prefeitura e de seus respectivos conselhos municipais da Criança e Adolescente, em parceria com a Unicef.
 
A apresentação foi feita pelo secretário municipal de Assistência Social, Fernando William, que reafirmou o compromisso do Município em encaminhar e viabilizar as propostas, sempre que possível. Esse compromisso é parte do papel de cada um dos grupos de articuladores, que é mobilizar a população em torno das 20 metas municipais e 30 comunitárias da Plataforma, construindo soluções conjuntas para reduzir as disparidades sociais que caracterizam os territórios urbanos. No Rio de Janeiro, esse trabalho é articulado pela SMAS e envolve também as secretarias municipais de Saúde e Educação.
 
Fernando William também elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido e lembrou a importância das lideranças locais na articulação junto à comunidade e na divulgação dos programas sociais, principalmente daqueles que envolvem jovens:
 
– Nós temos vários projetos que envolvem jovens e a participação deles é importante. E muitas vezes as comunidades não têm conhecimento disso. O atendimento é possível quando a sociedade se organiza, se articula e luta por seus direitos – disse.
 
A presidente do grupo Zonal da Unicef, Luciana Phebo, agradeceu o empenho da Prefeitura no atendimento as propostas encaminhadas pelos GALs e frisou que a articulação da Prefeitura do Rio com a Unicef tem sido muito favorável.

Fonte: Prefeitura do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.