Reunião inédita discute paz no Oriente Médio

Reunião inédita discute paz no Oriente Médio
 

Pela primeira vez, os ministros do Ibas – fórum internacional que reúne Índia, Brasil e África do Sul – encontraram-se formalmente com o ministro de Negócios Estrangeiros da Autoridade Nacional Palestina, Riad Al-Malki. O encontro de trabalho ocorreu na manhã de quinta-feira (15/04) no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Os três países do Ibas têm conversado sobre ao processo de paz no Oriente Médio desde 2004. Na avaliação do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o grupo está “procurando caminhos para ajudar no processo de paz no Oriente Médio”.

A ideia de incluir os países do Ibas nas tentativas de paz na região já existia mas agora, segundo Amorim, "se torna ainda mais urgente devido aos percalços no processo de paz na Palestina". Um dos problemas que repercutem no processo é a decisão de Israel de construir novos assentamentos em Jerusalém.

"Houve uma interrupção nas conversações sobre a paz. Não tem havido evolução positiva", disse o ministro Amorim.

"Os três países do Ibas apoiam, obviamente, a formação de um Estado palestino viável, apoiam o plano de paz e as fronteiras criadas em 1967. Acreditamos que podemos contribuir com ideias novas para o processo de paz e, também, apresentando posições positivas caso este processo continue", disse o ministro Celso Amorim.

 

Fonte: Agência Brasil

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.