Início Plantão Barra Rio 2011

Rio 2011

Entre os dias 13 e 24 de julho de 2011, o Rio de Janeiro será sede dos V Jogos Mundiais Militares, a terceira maior competição esportiva, atrás apenas das Olimpíadas e da Copa do Mundo. As competições acontecerão em diversos locais espalhados pela cidade. A Barra da Tijuca receberá as provas de natação no Parque Aquático Maria Lenk e o Recreio dos Bandeirantes será palco da largada da maratona, prevista para acontecer simultaneamente com a Maratona da Cidade, cujo percurso passará pela orla da Barra.

De acordo com o Coronel Carlos Chagas dos Santos, assessor de comunicação do comitê executivo dos jogos, “a organização dos Jogos conta com intenso apoio dos órgãos municipais e estaduais, mas a sua execução é totalmente baseada no orçamento da União, com um investimento estimado em R$ 1, 2 bi, a serem aplicados em 2009, 2010 e 2011”. Participam do evento cerca de 9 mil pessoas, entre atletas, comissões técnicas, imprensa, autoridades e chefes de Estado.

Serão usadas instalações militares, em fase final de modernização, e complexos esportivos herdados dos Jogos Pan-americanos de 2007. “Estão sendo construídas três vilas de atletas (com 1206 apartamentos de 110 metros quadrados), que constituem um dos principais legados físicos dos Jogos. A Vila Verde, do Exército, em Deodoro; a Vila Branca, da Marinha, em Campo Grande; e a Vila Azul, da Força Aérea, no Campo dos Afonsos. Após os jogos, as habitações serão transformadas em residências funcionais para militares das três Forças”, comenta o Coronel Chagas.

Fonte: Margareth Santos