Início Plantão Rio Rio 2016

Rio 2016

A delegação da campanha Rio 2016 anunciou nesta sexta-feira, dia 14 de agosto, em entrevista coletiva à imprensa, que mais de 70% dos brasileiros apoiam a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro. A informação é de uma pesquisa do Comitê Olímpico Internacional (COI) que constatou ainda a aprovação de 85% da população fluminense à candidatura.

– A pesquisa demonstra claramente o que é a alma dos brasileiros. Todos estão envolvidos e querendo essa oportunidade de crescer. Sabemos que as demais cidades concorrentes, Tóquio, Madri e Chicago, podem realizar Olimpíadas, mas a questão é: nós também podemos. Um dos principais efeitos será na autoestima do nosso povo – afirmou o governador Sérgio Cabral.

– A população do Rio sabe o que as Olimpíadas podem significar para a cidade, para melhoria das condições de vida. Eu sempre digo que, do ponto de vista técnico, as quatro cidades finalistas têm excelentes projetos e condições de desenvolvê-los. Mas, em nenhuma outra, o legado dos Jogos terá tanto impacto quanto no Rio. Em nenhuma outra cidade, o Movimento Olímpico será capaz de realizar tantas mudanças sociais – disse o prefeito Eduardo Paes.

Além de Cabral e Paes, participaram da coletiva o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; o secretário-geral da candidatura Rio 2016, Carlos Osório; e o secretário-executivo do Ministério dos Esportes, Ricardo Laser. Perguntado pela imprensa estrangeira sobre o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha, o governador disse que o “grande líder da candidatura” estará na apresentação final, em Copenhague, na Dinamarca.

– Estamos a 47 dias do Dia D, quando faremos nossa última apresentação e será escolhida a cidade-sede dos Jogos de 2016. Os três níveis de poder, unidos desde o início, estarão representados lá. O presidente Lula confirmou, na última quarta-feira, a sua participação. Ele vai estar ali não só como chefe de estado, mas como mais um brasileiro empenhado em trazer, pela primeira vez, as Olimpíadas para a América do Sul – declarou Cabral.

Os jornalistas que acompanharam a apresentação da candidatura carioca na Suíça em junho quiseram saber também sobre a evolução do projeto e as perspectivas de a cidade estar pronta para a Copa do Mundo de 2014.

– Desde a apresentação em Lausanne até agora, nós já avançamos bastante. Demos início, por exemplo, ao projeto de revitalização do Porto, a principal  intervenção urbana no Rio nos próximos anos. Os recursos do PAC da Mobilidade serão anunciados nas próximas semanas pelo governo federal e vão nos ajudar a implantar o corredor de ônibus T5, que ligará a Barra à Zona Norte. Investimentos em infraestrutura e transporte que já estão deixando o Rio preparado para a Copa de 2014, as Olimpíadas de 2016 e uma cidade melhor para os cariocas – afirmou o prefeito.

 

Fonte: Prefeitura do Rio