Início Plantão Rio Rio ganha novo ponto cultural

Rio ganha novo ponto cultural

O museu funcionará dentro do Forte de Copacabana

O Projeto Espaço Cultural Marechal Rondon, parceria da Associação Brasileira de Telecomunicações (ABTELECOM) e do Forte de Copacabana, será apresentado oficialmente no dia 14 de setembro, durante almoço para autoridades, mídia, formadores de opinião e potenciais patrocinadores. Com o objetivo de prestar ao Marechal Rondon homenagem, promover e divulgar seu exemplo, o projeto engloba quatro iniciativas em torno da figura do Marechal Rondon: O Espaço Cultural Marechal Rondon, Trilhas de Rondon, Cine Rondon e Relendo Rondon.

O Projeto Espaço Cultural Marechal Rondon é prioritário, está em andamento, e visa a implantação no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, de um Espaço exclusivo para reverenciar a memória, no Brasil de um de seus maiores filhos e heróis, reunindo o acervo existente no próprio Museu do Exército, também localizado no Forte de Copacabana, além de material físico, documental, histórico e informacional adicional decorrente das pesquisas a serem realizadas.

A iniciativa prevê a criação, ainda, do Museu Tecnológico de Telecomunicações, contendo informações e elementos essenciais sobre a evolução histórica do Setor, sob o olhar do Patriarca das Comunicações Brasileiras. Para a ABTELECOM, as principais motivações para o projeto são a importância militar e cidadã de Rondon, como imagem de reconhecimento e repercussão nacionais; a importância de Rondon no desenvolvimento das telecomunicações como ferramenta de integração nacional, e a relevância do Forte Copacabana como poderoso ambiente de exposição e promoção da imagem, da vida e dos valores do Marechal Rondon.

O Forte de Copacabana por sua estratégica localização, é um dos principais pontos de visitação turística no Rio de Janeiro, que chega a receber 1 milhão de visitantes ao ano. A inauguração do Espaço Cultural Marechal Rondon, com o segmento do Museu Tecnológico de Telecomunicações, está prevista para o dia 5 de maio de 2012 (Dia das Comunicações), com emissão de selos e medalhas comemorativas e a presença de autoridades civis, militares, religiosas, das áreas educacional, cultural e da mídia.

SERVIÇO:

Apresentação do projeto do Espaço Cultural Rondon

Data: 14 de setembro

Horário: 12h30

Local: Forte de Copacabana

 

Fonte: Valéria Aguiar