Início Plantão Rio Rio revela talentos nas olimpíadas escolares

Rio revela talentos nas olimpíadas escolares

Até o próximo domingo (18/9), cinco beneficiários do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esporte e Lazer, integram o grupo de 78 crianças que disputam as modalidades esportivas individuais das Olimpíadas Escolares. Somados ao grupo que compete nos esportes coletivos, o Estado do Rio de Janeiro é representado por 152 atletas de 57 escolas de sete municípios. O evento reúne atletas de 12 a 14 anos.
 
De acordo com a secretária de Esporte e Lazer, Marcia Lins, os representantes do Rio bateram recorde de medalhas nas Olimpíadas Escolares do ano passado. A secretária lembrou que o Estado do Rio de Janeiro tem a tarefa de representar o país nos Jogos Olímpicos de 2016.
 
– Este é um processo que o Rio vem pilotando com muito orgulho. É o estado se transformando em uma potência esportiva, o que ajuda o país a se tornar uma referência olímpica para as próximas décadas. Este é o melhor resultado que podemos tirar deste calendário – disse a secretária.
 
No último domingo (11/9), o aluno da Escola Municipal Ipeg, em Paciência, Wallace dos Santos, conquistou a medalha de ouro na modalidade salto em altura. O atleta também ganhou prata pelos 80 metros com barreira. O atleta, que participou das Olimpíadas Escolares no ano passado, competirá pela Categoria B, de 15 a 17 anos, em 2012.
 
– Conquistei oito medalhas em natação, judô e atletismo. Demorei um ano para conquistar minha primeira medalha de ouro e quero mais. Minha mãe, meu irmão e meu tio me deram força. Jogo vôlei, futsal e handebol na escola e a minha professora me ajuda bastante – contou Wallace.
 
Aluno do Colégio Santa Mônica, da Ilha do Governador, Leonardo Arruda ficou com a medalha de prata na categoria meio leve de judô. Victória Tibúrcio, da super ligeiro, e Isabelle Rodrigues, da leve, conquistaram o bronze.
 
As medalhas da natação vieram com Marcelo Roge nos 400 metros livre e nos 100 metros borboleta – prata e bronze, respectivamente – e com Juliana Carvalho, bronze nos 200m medley. O ciclismo conseguiu uma honrosa quarta colocação, desta vez no revezamento por equipes. Thaís Sardinha, bolsa-atleta, e Flávia Vale, as duas de Iguaba Grande, disputam os 500 metros contra o relógio na orla da praia de Cabo Branco.

Fonte: Governo do Rio