Rio tem Disque Gripe A

Serviço 0800
 

Para esclarecer dúvidas e dar total assistência à população, o governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Gabinete Integrado de Emergência para a Influenza A, lança nesta segunda-feira (27/07) dois novos canais de comunicação, via telefone e internet, para tirar dúvidas relacionadas à Nova Gripe.

Os novos canais servirão para que a população receba informações precisas a respeito da doença, além de servir também como um serviço que fará diminuir a procura nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) já que as dúvidas serão esclarecidas antes da pessoa procurar atendimento médico.

O Disque Gripe 0800 28 10 100, vai funcionar das 6h às 23h30 diariamente. Através deste atendimento a população terá esclarecimentos relacionados aos sintomas em que se encontra além de,passar a ser monitorada por uma equipe.

Dependendo da gravidade dos sintomas descritos, a pessoa será orientada a procurar um dos Centros de Referência da Gripe e, se for necessário, poderá ser removida por uma das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma vez que as duas centrais serão integradas. Em ambos os casos, isso só será possível se o paciente estiver na cidade do Rio de Janeiro e em Niterói.

Para o secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, a população precisa se informar antes de procurar os serviços de saúde, porque se a pessoa não estiver gripada, ao ter contato com outros pacientes, ela pode contrair o vírus.

– Queremos evitar que pacientes que estão incluídos no grupo de risco, fiquem gripados, pois caso isso ocorra, as chances de agravamento de óbito são mais propensas – explicou o secretário.

Na internet, o link será no portal Rio Contra Gripe A www.riocontragripe.rj.gov.br, terá um uma versão online do Disque Gripe. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), que preparou um questionário com perguntas validadas por protocolos internacionais de identificação dos sintomas, através do qual os internautas poderão ter uma visão mais clara de seu estado de saúde. O teste não é válido para menores de cinco anos. 

Fonte: Governo do Estado do Rio

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.