Início Plantão Rio Rio tem Fórum Ambiental

Rio tem Fórum Ambiental

O Rio será sede de um dos mais importantes eventos da educação ambiental do Brasil nos dias 22 e 25 de julho: o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que vai reunir pelo menos quatro mil pessoas de diferentes cidades e estados, entre as quais, a mãe e a filha de Chico Mendes, Ilzamar Gadelha Bezerra Mendes e Elenira Gadelha Bezerra Mendes. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, participa da solenidade de abertura na próxima quarta-feira (22/7), às 16h30h, no Campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O VI Fórum terá a presença dos principais nomes da área ambiental. Serão realizadas atividades como mesas redondas, jornadas temáticas, oficinas, mini-cursos e exibição de filmes sobre meio ambiente. A Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) terá um stand e fará oficinas e mini-cursos sobre educação ambiental e coleta seletiva. A SEA também vai exibir filmes do Circuito Tela Verde e spots de rádio do Projeto Nas Ondas do Ambiente.

A superintendente de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente, Lara Moutinho, destaca a importância do evento, no contexto da política ambiental do estado. Ela ressalta que a educação ambiental tem papel estratégico na política de descentralização da gestão de meio ambiente, apoiando a formação de uma nova cultura, a da participação na vida pública e uso dos instrumentos de gestão ambiental por escolas, grupos, movimentos e comunidades.

Ilzamar Gadelha Bezerra Mendes e Elenira Gadelha Bezerra Mendes farão uma exposição no Espaço Chico Mendes, no dia 23. A Xamã Anna Xará comandará dinâmicas de grupo ao ar livre nos dias 23, 24 e 25, culminando com uma ciranda no dia 25, início do ano no calendário maia.

Promovido pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea), o fórum conta com a secretaria executiva do Instituto Baía de Guanabara e apoio dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, das Secretarias Estaduais do Ambiente e de Educação, da UFRJ e da UERJ.
 

Fonte: Governo do Estado do Rio