RioContentMarket 2018 agora é Rio2C: Rio Creative Conference

Em abril, a Cidade das Artes irá se transformar no espaço de conexão entre audiovisual, música e inovação, aliando diversão e negócios
 

Por Graça Paes, RJ

image001

 

Na terça-feira, dia 23 de janeiro, na Barra da Tijuca, na sede do Rio Creative Conference, o Rio2C, foi  divulgado o line-up do evento, que agora incorpora a experiência das sete edições prévias do RioContentMarket , música e inovação.

 

RIO2C

 

O lançamento contou com a participação da diretoria e curadoria do Rio2C, Rafael Lazarini, Bruno Wegmann, Carla Esmeralda, Cristina Barreto, Liana Brasil e Zé Ricardo, além de jornalistas da área e formadores de opinião. E, todos, além de terem tido acesso a todas estas novidades, numa excelente apresentação, ainda saborearam um magnífico brunch. 

 

20180123_111441 (640x433)

 

Rio Creative Conference: Rio2C

Em sua primeira edição, o Rio2C,  contará com a presença dos profissionais globais mais relevantes e influentes do audiovisual, das áreas da música e da inovação. O evento será realizado na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 8 de abril.

 

Uma das novidades do Rio2C, certamente, será na área da música. O evento terá espaço para divulgação e captação de novos talentos. Será um evento grandioso, e além de pensar no publico-alvo, desta vez, terá shows na maravilhosa área aberta da Cidade das Artes no fim de semana de evento, ou seja, será um programa para todos. 

 

20180123_111131 (640x419)

 

O Rio Creative Conference, Rio2C, nasce da experiência bem sucedida do Rio Content Market, que é a base para a ampliação do evento. Misto de rodadas de negócio, pitchings, conferência e festival, o Rio2C reúnirá profissionais do audiovisual, da música e de inovação para debater, construir políticas e fazer negócios, com um line up de palestrantes, criadores e decisores de nível global.

 

20180123_105753 (640x427)

 

 

Associado ao mercado, o Rio2C abre uma programação exclusivamente dedicada ao público final com shows, lançamentos de filmes e séries, workshops, competições de eSports, experiências de conteúdos em realidade virtual e realidade aumentada, além de um festival de food truck, entre os dias 3 a 8 de abril de 2018, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro.

 

20180123_110409 (640x432)

 

AUDIOVISUAL

O criador, produtor executivo e roteirista de The Handmaid’s Tale”, o criador, showrunner e produtor executivo Bruce Miller marca presença no evento. A série, baseada no livro de mesmo título de Margaret Atwood, está disponível nos Estados Unidos na plataforma Hulu e estreia em 2018 sua segunda temporada. A primeira, inédita no Brasil, será exibida para assinantes do Paramount Channel em março com o título “O conto da aia”.

 

 

Universo Marvel será revelado por Cort Lane, Vice-Presidente Sênior da Marvel para Animação e Entretenimento Familiar. Em palestra no Rio2C, Lane abordará o desenvolvimento e a produção de programas específicos para crianças e famílias, em animação ou live-action, além de oferecer consultoria e orientação para programas e produtos de consumo, eventos interativos e ao vivo e o parque da Disney.

 

 

Diretora de sucessos na TV como “The Walking Dead”, “Os Borgias” e “Penny DreadFul”, Kari Skogland, que é considerada uma das diretoras mais prolíficas no mundo de séries e longas-metragens, abordará a arte da direção.

 

 

No universo KIDS, a área de audiovisual contará com a presença da equipe Bureau of Magic. O produtor-executivo e diretor Mark Warshaw e os roteiristas Abram Makowka, Jared Mark e Darin Mark vão compartilhar a experiência com a série de animação “Perdidos em Oz” (Lost in Oz), que ganhou o prêmio Emmy e já tem segunda temporada garantida.

 

 

Os mistérios da US Disney ABC commissioning serão revelados por Jermaine Turner. Ele é director-executivo da Current Series & Co-Productions Animation para o Disney ABC Television Group.

 

 

Os documentários também estão em alta no Rio2CFigs Jackman, Chefe de Desenvolvimento Global na Spring Films, premiada produtora britânica, vai tratar de documentários globais. A Spring Films foi ganhadora do Emmy de 2016/RTS/Peabody com “Night Will Fall” e recebeu duas indicações ao Oscar, uma por “The Act of Killing” e outra por “The Look of Silence”. 

 

 

A perspectiva de um produtor de conteúdo cinemático será discutida e avaliada por Ron Yerxa, da Bona Fide Productions. Produtora com longa história na produção de filmes premiados e aclamados pela crítica desde 1993, a Bona Fide Productions conta com sucessos como “Pequena Miss Sunshine”, “Cold Mountain”, “Pecados Íntimos” e “Nebraska”.

 

 

Já o papel do agente será debatido por Nick Lafferty, agente de televisão na Creative Artists’ Agency (CAA) agência líder de esporte e entretenimento. Representante das principais produtoras na América Latina, Europa e Ásia, a CAA é líder em coproduções como “Narcos”, da Netflix; “Taboo”, de Tom Hardy para a BBC/FX; “Guerilla”, de John Ridley para aSky/Showtime; além de adaptações de formatos como “House Of Cards” e “Shameless”.

 

 

Os executivos da Globalgate Entertainment, o cofundador e CEO, Clifford Werber, o cofundador e presidente executivo, William Pfeiffer e o co-fundador Paul Presberger vão tratar de conteúdo e desenvolvimento de trabalhos e remakes e sobre a propriedade intelectual.

 

 

As coproduções também estarão em destaque no Rio2C. A parceria Reino Unido – Brasil para a produção de séries de TV, documentários e dramas será tema de um painel que contará com três das principais produtoras britânicas: Carnival Films, Spring Films e Plimsoll Productions. A coprodução na América Latina será discutida por Jorge Sanchez, do Instituto Mexicano de Cinematografia, o IMCINE, Mariela Besuievsky, da Tornasol Films, e Fidela Navarro, da Dopamine. 

 

 

As coproduções com Alemanha e França ganham painel sobre negócios com a Alemanha com participação de Christian Beetz, da Gebrueder Beetz Filmproduction; Alexander Knetig, da ARTE Creative; e Ralf Quibeldey, da NDR (ARD/NDR Television Alemanha). Já as coproduções com a França com foco no público infantil serão abordadas por Pierre Siracusa, da France Télévisions.

 

 

O mercado de animação da América Latina será tema de painel apresentado por José Carlos García, do Ánima Estudios, o principal e mais prestigiado estúdio de animação da América Latina, que conta com distribuição global para o Reino Unido, EUA, Coréia do Sul e Rússia.

 

 

A partir da experiência aclamada de países nórdicos, o Rio2C vai propor o painel sobre como o conteúdo é capaz de ultrapassar os limites linguísticos para os negócios do audiovisual. Jarmo Lampela, Chefe de Dramaturgia da produtora YLE, da Finlândia, vai compartilhar a experiência sobre como a Finlândia, tal qual a Noruega e a Suécia, consegue exportar e impor sua dramaturgia no restante do mundo com sucessos como “The Killing”, “Arne Dahl” e “Borgen”.

 

 

A evolução de contratos de licenciamento no ambiente digital será discutida por Paul Lamb, executivo da Global Business Affairs com ampla experiência em negociação, análise e elaboração de acordos complexos de produção internacional com ênfase nos mercados norte-americano, canadense e latino-americano. 

 

20180123_105721 (640x422)

 

INOVAÇÃO

Dentre os keynotes internacionais confirmados está o reitor do International Center of Photography de Nova York, Fred Ritchin. Professor, escritor e curador, Ritchin se dedica a projetos de mídia experimental para mudanças sociais e diretos humanos.

 

 

O destaque em arte digital é criador de “African Robots”, o artista, ativista, designer e programador Ralph Borland, que falará sobre seu projeto mundialmente reconhecido e sobre como produz novas formas de obras de rua unindo robótica, arte e transformação social.

 

 

Programador criativo e artista e um dos cofundadores do openFraneworks, Zach Lieberman vai compartilhar seus conhecimentos com o público B2B durante o Rio2C.

 

 

Esta área também contará com a brasileira que ganhou o mundo em uma experiência criativa e única. Bruna Berford trabalha como animadora de VR no Penrose Studios, uma startup baseada em São Francisco. No Penrose, Bruna ajudou a trazer à vida a bela e única “Allumette”, um filme em VR, que teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Tribeca de 2016. Ela também foi a criadora e diretora de “Occupation: Animator”, considerado uma inspiração na comunidade de animação. Bruna se formou na Faculdade de Artes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

 

 

Luciana Carvalho vai falar sobre desenvolvimento de negócios e parcerias a partir de sua experiência com a REWIND. Com mais de cinco anos de experiência em startups premiadas, como a Racefully, UniPlaces, Import.io – tanto no lado técnico quanto criativo – Luciana é conduzida por grandes ideias, uma mentalidade global e por empoderar empresários tecnológicos. Ela é defensora e líder de pensamento para a indústria de tecnologia imersiva do Reino Unido, tendo desempenhado papel fundamental na fundação do Realities Centre em Londres, e do subgrupo VRAR Tech London Advocates. Embaixadora e mentora da Code First GirlsFundadores do Futuro e da série Q, entre outros, ela também é cogestora da Unfold Inclusion, uma empresa social que apoia vozes sub-representadas em XR.

 

 

Em sua primeira edição, o Rio Creative Conference vai revelar as trajetórias e os legados de três grandes nomes da indústria da MÚSICA global: Moogie Canazio, músico, compositor, engenheiro de som, produtor e DJ que já trabalhou na gravação de mais de 500 álbuns, sendo alguns deles trabalhos de Sarah Vaughan, Diana Ross, Barbara Streisand, Sérgio Mendes, Caetano Veloso, dentre muitos outros. Geoffrey Emerick é engenheiro de áudio de estúdio de gravação inglês que trabalhou com os Beatles nos discos “Revolver”, “Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band”, “The Beatles” e “Abbey Road”Ed Cherney, produtor, engenheiro é responsável por mixagens de álbuns de alguns dos principais artistas da música internacional, como Iggy Pop, Sting, Bob Dylan e os Rolling Stones, dentre muitos outros.

 

Adam Anders é outro nome confirmado. Produtor executivo de música conhecido pelo seu trabalho na série de comédia musical “Glee”, indicado ao Grammy e premiado com o ASCAP,  Anders falará sobre trilha sonora.

 

Para conferir a programação e as novidades do Rio2C, acesse: http://rio2c.com/

Nas redes sociais

https://www.facebook.com/rio2c2018/

https://www.instagram.com/rio2c/

https://www.linkedin.com/company/rio2c/

 

 

 

 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.