Início Plantão Brasil Riscos de crimes eletrônicos

Riscos de crimes eletrônicos

O Direito Digital se tornou uma disciplina de governança corporativa. Cada vez mais gestores, empresários, executivos, técnicos, necessitam conhecer seus fundamentos e princípios para que seja feita a adequada gestão de riscos operacionais nas empresas. 
Estudar o Direito Digital é essencial para se garantir transparência, controles, sustentabilidade na Sociedade do Conhecimento, baseada em relações não presenciais, testemunhas máquinas, provas eletrônicas, fronteiras da informação e ativos intangíveis. Nunca foi tão importante o planejamento preventivo, a visão estratégica e interdisciplinar da dependência atual dos insumos de tecnologia da informação, telecomunicações e energia, que podem gerar paralisação ou indisponibilidade de um negócio e efeitos em cascata, envolvendo riscos sistêmicos. Como reflexo, as melhores cláusulas contratuais foram geradas em acordos de níveis de serviço, em uma blindagem técnica-legal das operações corporativas. 
Nos últimos anos, no Brasil, as leis ficaram mais severas quanto à responsabilidade gerencial para proteção de acionistas, mercados e a própria comunidade. O audiolivro Tudo o que você precisa ouvir sobre Direito Digital Corporativo trata sobre a atualização do tema e a essencialidade para evitar que haja responsabilização do gestor por culpa no desempenho de suas funções, previsto no artigo 1.016 do Código Civil Brasileiro, segundo o qual responde com o próprio patrimônio por negligência, imperícia ou imprudência na realização de suas atividades. 
Sobre as autoras:
Patricia Peck Pinheiro é advogada, especialista em Direito Digital, formada pela Universidade de São Paulo, com especialização em negócios pela Harvard Business School e MBA pela MAdia Marketing School. Professora de pós-graduação de diversas universidades.
Sandra Paula Tomazi Weber é advogada, especialista em Direito Digital, formada pela Faculdade de Direito de Joinville, pós-graduada em Direito Contratual pela PUC-SP, pós-graduada em Direito Civil e Empresarial pela PUC-PR, extensão em Direito da Tecnologia da Informação pela FGV-RJ, em Contratos de Consumo e Atividade Econômica pela FGV-SP
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA OUVIR SOBRE DIREITO DIGITAL CORPORATIVO 
Patricia Peck Pinheiro e Sandra Tomazi Weber
Editora Saraiva, 1.ª edição, 2011, cerca de 80min, R$ 24,90

Fonte: Assessoria