Rodeio de Eletricistas da Light

Competição com viagem internacional
 

A energia elétrica está presente na vida de todos os cidadãos 24hs por dia e para que isso aconteça, além dos cabos, equipamentos e subestações, existe o trabalho ininterrupto dos eletricistas. Por isso, a Light treina seus funcionários para que realizem tarefas de emergência, manutenção e expansão de rede com eficiência, segurança e rapidez, além de incentivar o planejamento como importante aliado durante a rotina de trabalho.

E para estimular esse treinamento e fazer a integração entre os eletricistas, a Light adotou uma solução criativa: o Rodeio de Eletricistas. O evento é promovido anualmente pela concessionária de energia e a final da segunda edição será na próxima sexta-feira (03/09), a partir das 8h30, no campo de treinamentos da empresa Mazza, no Rocha.

Diferentemente de um rodeio tradicional, os eletricistas executam tarefas do dia a dia em arenas com transformadores, postes, dentre outros equipamentos. Além disso, fora das arenas, o clima de rivalidade não existe, e, sim, a parceria e o exercício em conjunto nas semanas que antecedem o dia do Rodeio.

A realização do rodeio é uma iniciativa da Light para valorizar o trabalho destes profissionais e despertar em cada um a importância de buscar qualidade e eficiência com a adoção das melhores práticas. Para o superintendente de Serviços de Rede, José Ragone, “O eletricista é o profissional símbolo das empresas de distribuição de energia elétrica”. Ragone destaca ainda o que é necessário para um bom desempenho: ”Ele tem que estar sempre focado na segurança e eficiência operacional, que engloba desde o cumprimento das normas de segurança, aos prazos de execução até a excelência no trabalho realizado”. 

Nesta final, participam 38 equipes, dividas nas três arenas, de acordo com cada especialidade: 10 equipes na arena de operação e emergência; 16 equipes na arena de atendimento ao cliente e recuperação de energia; e 12 equipes na arena de subterrâneo. Antes do início dos serviços simulados, os juízes estipulam um tempo para cada tarefa e acompanham de perto o desempenho das equipes. Os vencedores são os que erram menos e planejam melhor as atividades.

 “Os treinamentos para participação no Rodeio são fundamentais para reforçar os conceitos de segurança e planejamento, além dos cursos de reciclagem feitos periodicamente”, afirma Denise Couto, membro da Comissão Organizadora do Rodeio.Após as avaliações, dez competidores se classificam automaticamente para o Rodeio Nacional de Eletricistas, que acontece em novembro; evento idealizado pelo SENDI – Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica –, também como forma de prestigiar o trabalho dos eletricistas.

 

Prêmios 

Em encontro com 80 eletricistas, o presidente da Light, Jerson Kelman, anunciou as novas premiações para os concorrentes. Ao todo, a empresa vai oferecer três viagens para o Rodeio Internacional em Kansas City, nos EUA; e 4 viagens para o Rodeio Nacional, em São Paulo. Kelman ressaltou que é fundamental todos atuarem de forma segura nas atividades cotidianas.

  Também estiveram na reunião o Diretor de Distribuição, José Humberto de Castro, a Diretora de Gente, Ana Silvia Matte, os representantes da comissão organizadora do Rodeio, Denise Couto e Calixtrato Talon, além de Superintendentes e Gerentes da área de Distribuição.  

Fonte: Light

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.