Saneamento da Barra ganha parceria inédita

RJZCyrela e Carvalho Hosken investem na Via Parque
 

Por Tatiana Couto 

No dia 29 de julho, no Palácio Guanabara, o saneamento da Barra da Tijuca ganhou uma parceira inédita entre o setor público e privado. As Empresas RJZCyrela e Carvalho Hosken firmaram parceria com a Cedae para que as construções na Via Parque recebam esgotamento sanitário e sistema de interligação até a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE).

O evento teve a participação do governador Sérgio Cabral, de Carlos Fernando de Carvalho, presidente da Carvalho Hosken, e de Rogério Jonas, vice-presidente da RJZCyrela, do presidente da Cedae, Wagner Victer, e do presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck. Dentro da Parceria Público Privada, que foi firmada com apoio da Câmara Comunitária da Barra, serão beneficiadas as regiões conhecidas como Península, Gleba F e O2, que terão grande crescimento imobiliário. Além dos condomínios que serão construídos nestas localidades, os empreendimentos comerciais já existentes situados no entorno da Avenida Via Parque, como os Shoppings Via Parque e CasaShopping, as lojas Tok Stok e Leroy Merlin, e um Kartódromo, entre outros, também serão atendidos.

Pelo acordo, a iniciativa privada com o apoio da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca com o Governo do Estado, através da Cedae, realizará os investimentos para a conexão à futura elevatória Lagoa da Tijuca que bombeará para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). O novo sistema irá atender cerca de 100 mil pessoas  e poderá transferir 450 litros por segundo de esgoto. Ainda serão assentados, 3 mil metros de tubulação de 900 mm de diâmetro e construídas duas estações elevatórias representando um investimento de cerca de 10 milhões de reais por parte dos parceiros privados. Para realização do novo sistema, a Cedae irá construir um túnel por baixo da Ayrton Senna permitindo a conexão deste novo tronco coletor com a estação de tratamentos de esgoto.

O presidente da Cedae, Wagner Victer, lembrou que somente na região da Península existem 5 mil unidades de moradia e na Gleba F mais 5 mil construções, tornando o local maior que o bairro do Leblon e ressaltou a importância da parceria no combate a poluição: “ É uma região com pouca movimentação da lagoa e teríamos com certeza uma região fétida sem a intervenção privada. No ato de hoje, vamos antecipar e evitar problemas futuros. Serão construídas duas elevatórias que serão incorporadas sem custos ao ativo da Cedae. Gostaria de agradecer ao Carlos Carvalho e Rogério Jonas pela ação inovadora e exemplar de responsabilidade social”.

Carlos Carvalho, presidente da Carvalho Hosken, disse: “ é com muita alegria que estamos participando desse convênio. É importante ver a intervenção do Governo Estadual na melhora do complexo lagunar da Barra da Tijuca e confesso que não tinha esperança de ver toda essa transformação. Gostaria de agradecer ao Governo, municípios e Cedae, na pessoa de seu presidente Wagner Victer”.

Rogério Jonas (RJZ) ressaltou que o empresário tem uma missão na vida: lucrar, fazer caridade e o bem para população e enfatizou a importância do investimento com responsabilidade social: “Acredito que estaremos estimulando outros empresários. É importante trabalhar em um clima favorável, onde todas as esferas de governos trabalham juntas. Gostaria também de ressaltar o trabalho do empresariado pelo Rio 2016 e o que o evento pode significar para o crescimento do Rio de Janeiro”.

Empreendimentos Conectados

A parceria inédita da iniciativa privada com o poder público foi comemorado na ocasião, onde o presidente da Cedae Wagner Victer mostrou o selo de Empreendimento Conectado, que irá ser dado a todos condomínios que aderirem ao sistema de esgotamento sanitário conectado ao Emissário Submarino da Tijuca.

Delair Dumbrosck, presidente da Câmara Comunitária, enfatizou a importância de manter a qualidade de vida da Barra da Tijuca e arredores e disse que deu a idéia aos empresários Carlos Carvalho (Carvalho Hosken) e Rogério Jonas (RJZ)  dos empreendimentos conectados  e como eles poderiam ser valorizados pela iniciativa: “É um investimento próximo a 10 milhões de reais, onde também entram outros empresários como CHL e Carmo e Calçada. Espero que outras parcerias apareçam, porque afinal só conseguimos crescer conversando. Saúdo a competência e inteligência do Carlos Carvalho e Rogério Jonas”

O presidente da Alerj, Jorge Picciani, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo governador Sérgio Cabral: "Esse momento simboliza o que vem sendo feito no estado do Rio nos últimos anos. O empresariado só investe seu dinheiro quando confia no poder público. Essa revolução só é possível pelo trabalho do governador Sérgio Cabral. Com isso, os edifícios que serão construídos ali não vão mais lançar 600 litros de esgoto por segundo nas lagoas da Barra", comentou.

O Governador Sérgio Cabral comemorou a parceria inédita e chamou outros empresários para novas parcerias: “Esse investimento é uma clara demonstração de que não há sociedade que viva sem bons exemplos. A Cedae,  RJZ/Cyrella e Carvalho Hosken firmaram uma parceria pioneira em prol do desenvolvimento sustentável do Estado que certamento será seguida por outros empresários”.
.

Fonte: Tatiana Couto, editora-chefe do Portal AIB

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.