Santa Teresa e Catumbi recebem UPPs

Governador voltou a ressaltar a importância do processo de pacificação no Rio
 
O governador Sérgio Cabral inaugurou, nesta sexta-feira (25/2), a 15ª e 16ª UPPs do estado, na quadra de esportes do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. A 15ª UPP atenderá as comunidades dos morros da Coroa, Fallet e Fogueteiro, no Catumbi, sob o comando do capitão Elton Costa. A 16ª UPP cuidará dos morros dos Prazeres e Escondidinho, em Santa Teresa, comandada pelo capitão Jeferson Odilon.
 
Na ocasião, o governador voltou a ressaltar a importância do processo de pacificação no Rio. Ele destacou que estava entregando duas unidades em um dos lugares mais emblemáticos do Rio.
– É uma alegria muito grande, às vésperas do carnaval, olhando a Sapucaí daqui de cima, de dar todas as garantias às diversas comunidades onde vivem milhares de pessoas que possam ter paz.
 
Bairros vizinhos, não só Santa Teresa, mas Catumbi, Rio Comprido, centro da cidade. Isto tem um significado muito grande. É a paz se consolidando para que a população possa viver com tranquilidade. Economicamente, com resultados extraordinários. Esta área é turística, uma região feita por turistas brasileiros e estrangeiros, uma área culturalmente rica, com galerias de arte, artistas, grandes restaurantes e uma boemia marcante. É uma região que fala com o centro do Rio, a Zona Norte e a Zona Sul – disse Cabral.
 
Antes da inauguração, comandante-geral das UPPs, coronel Robson Rodrigues, confirmou que a 17ª Unidade de Polícia Pacificadora, que atenderá as comunidades do Complexo de São Carlos/Mineira, deverá ser inaugurada até o fim do mês de março. Rodrigues garantiu que os morros da Mangueira e Tuiuti, em São Cristóvão, bairro que foi cenário ontem de arrastões praticados por bandidos, estão no roteiro das próximas instalações de UPPs.
 
Bahia quer reproduzir modelo
Uma delegação do Governo do Estado da Bahia, chefiada pelo secretário de Segurança Pública baiano, Maurício Telles Barbosa, está presente ao evento. A intenção é levar o esquema das UPPs do Rio para o estado, onde o índice de criminalidade é alto.
 
Neste ano, a autoridade pretende instalar em Salvador quatro unidades semelhantes às UPPS, sendo mais 15 no próximo ano, inclusive no interior do estado. A delegação é composta pelo comandante-geral da Polícia de Salvador, Nilton Mascarenhas, e pelo delegado geral da Polícia Civil, Hélio Jorge da Paixão.
 
Estiveram presentes à cerimônia de inauguração das UPPS o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame; a secretária de Esporte e Lazer, Márcia Lins; o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, entre outras autoridades.

Fonte: Governo do Rio

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.