Secretária de saúde apresenta nova estratégia

Secretária de saúde apresenta nova estratégia
 

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) lançou no dia 1° de julho uma nova estratégia no tratamento da asma e doenças respiratórias. O lançamento foi feito durante o IV Centro de Estudos RespirARio, evento realizado periodicamente pelas gerências do Programa de Saúde da Criança e de Pneumologia Sanitária, que aconteceu das 9 às 12h30, no auditório do Centro Administrativo São Sebastião (CASS).
A aerossolterapia por nebulímetro (spray individual utilizado para amenizar crises de asma) será aplicada em crianças e adultos como alternativa à nebulização, objetivando a dimuição dos efeitos colaterais com menos riscos de contaminação e redução do tempo de atendimento nas emergências.
A vantagem em relação às demais modalidades de administração farmacológica é que o medicamento entra diretamente em contato com o aparelho respiratório, tendo ação imediata. O primeiro hospital a utilizar a técnica será o Souza Aguiar, no Centro, seguido pelas outras três grandes emergências da prefeitura: Miguel Couto, na Gávea, Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, e Salgado Filho, no Méier.
Os pacientes serão atendidos e encaminhados para acompanhamento em um dos pólos de asma do município. O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, fez a abertura do encontro que contou com a presença do professor Álvaro Cruz, da Universidade Federal da Bahia, que falou sobre o Plano de Ação Global contra Doenças Respiratórias Crônicas (aliança voluntária entre diversos países para reduzir o crescimento de doenças respiratórias crônicas) e do professor Paulo Camargos, da Universidade Federal de Minas Gerais, que falou sobre o estado atual dos programas de Asma no Brasil, citando o exemplo do Município do Rio que está entre os 13 melhores programas do país. O CASS fica na Rua Afonso Cavalcanti 455, Cidade Nova.
Fonte: Prefeitura do Rio

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.