Início Plantão Barra Secretaria de Saúde da cidade do Rio promove ações para marcar Novembro...

Secretaria de Saúde da cidade do Rio promove ações para marcar Novembro Azul

Novembro Azul é voltado para a prevenção do câncer de próstata, o mais comum entre os homens, segundo dados do Ministério da Saúde. A Prefeitura do Rio de Janeiro programou uma série de atividades e ações de conscientização, por intermédio do Programa Academia Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

As ações são oferecidas nos Centros Municipais de Saúde (CMS) e nas Clínicas da Família. Segundo o Ministério da Saúde, esse é o tipo de câncer mais comum em homens. Na programação, estão caminhadas, rodas de conversa e parceria com agentes de Vigilância em Saúde com dicas de prevenção e tratamento também do diabetes, além do combate a arboviroses.
O Dia Nacional da Consciência Negra também será celebrado. As atividades do Novembro Azul acontecem ao longo do mês. Confira.
A.P 1.0 Centro e Adjacências
8 de Novembro
Clínica da Família Sergio Vieira de Mello, no Catumbi, das 9h às 11h – realiza piquenique com debate sobre paternidade; aborto paterno x acolhimento paterno, no Jardim Botânico.
Centro Municipal de Saúde Salles Neto, no Rio Comprido, das 16h às 18 –  tour no Maracanã com visita guiada com alunos do Programa Academia Carioca.
14 de Novembro
Centro Municipal de Saúde Salles Neto, no Rio Comprido, 8h às 10h – quiz sobre saúde do homem e arboviroses, orientações sobre alimentação saudável e prática de atividades físicas. As atividades acontecem no Espaço dos aparelhos do Programa Academia Carioca.
Centro Municipal de Saúde José Messias do Carmo, no Santo Cristo – Novembro Azul e o Dia Mundial de Diabetes, no Espaço dos Aparelhos do Programa Academia Carioca, às 9h, com roda de conversa sobre alimentação saudável para diabéticos e a importância dos exames na saúde do homem.
2.1 Zona Sul
10 de Novembro
Todas as unidades da A.P 2.1 promovem atividades lúdicas e orientações, das 8h30 às 11h30, no Parque da Chacrinha.
3.1  Penha e Adjacências
9 de Novembro
Clínica da Família Edimir Thiago de Souza, em Parada de Lucas, às 8h – caminhada dos alunos do Programa Academia Carioca
12 de Novembro
Clínica da Família Edimir Thiago de Souza, em Parada de Lucas, às 9h, Acadêmicos de Medicina da Unigranrio promove roda de conversa sobre saúde do Homem com o Programa Academia Carioca.
14 de Novembro
Clínica da Família Augusto Boal, na Maré, 8h às 12h – ação multidisciplinar com atividades físicas e orientações sobre o cuidado da saúde do homem na Vila Olímpica da Maré.
26 de Novembro
Centro Municipal de Saúde Madre Teresa de Calcutá, na Ilha do Governador, às 8h30 – roda de conversa com enfermeira e educador físico do Programa Academia Carioca.
28 de Novembro
Clínica da Família Adib Jatene, no Complexo da Maré, e Centro Municipal de Saúde Vila do João, na Maré, às 8h00 – circuito funcional e roda de conversa sobre diabetes e saúde do homem.
3.3 Madureira e adjacências
5 e 7 de Novembro
Centro Municipal de Saúde Clementino Fraga, em Vaz Lobo, e Centro Municipal de Saúde Carlos Cruz Lima, em Colégio – realizam pela manhã sessões de sala de espera sobre a saúde do homem, a importância do diagnóstico precoce, prevenção de doenças e promoção da Saúde.
6 de Novembro
Clínica da Família Maestro Celestino, em Guadalupe, realiza à tarde, no Parque de Madureira, jogo de futebol dos funcionários e usuários da Clínica da Família com orientações sobre a saúde do homem e oferta auriculoterapia.
14 e 15 de Novembro
No Centro Municipal de Saúde Doutor Nascimento Gurgel, na Pavuna, e na Clínica da Família Ivanir de Mello, em Deodoro – durante o turno da manhã, busca nos territórios da unidade em locais onde exista uma grande concentração de homens para desenvolver atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras sempre trazendo em seus conteúdos temas relacionados à saúde do homem na Tenda dos Veteranos (Deodoro) e Pista de caminhada do Metrô (Pavuna).
A.P 5.2 Campo Grande e Adjacências
6 de Novembro
Clínica da Família Dr. Hans Jürgen Fernando Dohmann, em Pedra de Guaratiba, a partir das 7h, roda de conversa sobre a saúde homem, atividade circuito e jogos.
Clínica da Família Lecy Ranquine, em Cosmos, caminhada pelo território incentivando e orientando sobre a saúde do homem, além da importância de continuidade na educação em saúde sobre a arboviroses, combatendo os focos e prevenindo doenças relacionadas a mosquito.
8 de Novembro
Todas as Academias da Cap 5.2, no Palace Hall, baile dançante voltado a saúde do homem e ao autocuidado a partir das 15h.
22 de Novembro
Clínica da Família Dr. Hans Jürgen Fernando Dohmann, em Pedra de Guaratiba, a partir das 8h, sala de espera sobre a valorização do negro no Brasil, fim da escravidão e atividade física.
A.P 5.3 Santa Cruz , Paciência e Sepetiba
05 de Novembro
Clínica da Família Helande de Mello Gonçalves, em Paciência, das 9h às 10h – atividade educativa sobre cuidados com a saúde do homem, orientação de medicamentos para diabetes e alimentação saudável.
08 de Novembro
Clínica da Família Ermani Braga, em Santa Cruz, das 9h às 12h, com roda de conversa para os cuidados com a saúde do homem para os alunos do sexo masculino e para as mulheres servirem de multiplicadoras das ações quanto a saúde do homem, serão convidados agentes de vigilância em saúde para informar como evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e as arboviroses, e ao final de cada ação um café da manhã saudável com hortaliças e chás da horta comunitária.
09 de Novembro
Clínica da Família Edson Abdalla Saad, Santa Cruz, das 8h às 10h, atividade educativa sobre os cuidados com a saúde do homem, a importância da prevenção, tratamento e cuidados com a diabetes.
12 de Novembro
Centro Municipal de Saúde Cesário de Melo, em Santa Cruz, das 8h às 10h, atividade educativa sobre os cuidados com a saúde do homem, a importância da prevenção, tratamento e cuidados com a diabetes.
13 de Novembro
Centro Municipal de Saúde Dr. Cattapreta, em Santa Cruz, das 9h às 12h, educação em saúde voltada para o homem.
14 de Novembro
Clínica da Família Waldemar Berardinelli, em Sepetiba, das 9h às 10:30h, roda de conversa com café da manhã saudável para diabético, abordando o tema.
Clínica da Família Sérgio Arouca, em Santa Cruz, das 7h às 10h – caminhada da conscientização do cuidado com a saúde do homem e da população do território.