Início Plantão Rio Segunda edição do World Bike Tour terá a participação de sete mil...

Segunda edição do World Bike Tour terá a participação de sete mil pessoas

O secretário de Transportes, Julio Lopes, participou, na sexta-feira (22/2), da apresentação da segunda edição do World Bike Tour Rio de Janeiro, no quiosque da Globo Rio, em Copacabana. Na a ocasião, foram divulgados os momentos que compõem a edição 2013.

 

A partir de agora até a realização do passeio ciclístico, marcado para o dia de 17/3, um domingo, haverá mais de 20 dias de atividades em prol do bem-estar, saúde, mobilidade e sustentabilidade. O evento contará com a participação de sete mil pessoas.

 

Segundo o secretário, houve um crescimento de aproximadamente 84% no uso da bicicleta como meio de transporte na Região Metropolitana, elevando de 620 mil para 1,11 milhão o número de usuários/dia nos municípios do Grande Rio.

 

– Este é um aumento muito significativo na matriz de transportes, mostrando às pessoas que, andar de bicicleta não só faz bem à saúde, mas é um grande lazer. Este também pode ser um extraordinário meio de transporte para a integração com outros modais, como trem, ônibus, metrô e as barcas – afirmou Julio Lopes.

 

A segunda edição do evento será realizada a partir da organização do Comitê do World Bike Tour, em parceria com o governo federal, Governo do Estado, Prefeitura do Rio e projeto Vida Corrida.

 

A iniciativa ganha o apoio de moradores do Rio. Para Carlos Horta, de 32 anos, o incentivo ao uso de bicicletas contribui para melhorar a saúde da população.

 

– Como moro muito perto do meu trabalho, vou de bicicleta na maioria das vezes. É muito bom que este incentivo aconteça, pois as pessoas devem ter a consciência de que cuidar do bem-estar físico é fundamental – disse Horta.

 

Já a estudante Marina Araújo lembrou a importância do uso da bicicleta para o meio ambiente.

 

– Há muitos veículos nas ruas. Por conta disto, há um aumento no trânsito que faz as pessoas ficarem horas entediadas. Este é mais um incentivo para usarmos a bicicleta – explicou Marina.

 

Governo do Rio