Carioca, de 16 anos, conquista medalha no Festival Olímpico da Juventude

Júlio César Nascimento voltou ao Brasil com duas medalhas de prata e uma de bronze no atletismo
 

Júlio conquistou três medalhas no torneio que ocorreu na Austrália/ Foto: Ary Gomes – Divulgação

 

O atleta Júlio César Nascimento, de 16 anos, conquistou três medalhes no Festival Olímpico da Juventude, que ocorreu na última semana na Austrália, em Sydney, sede dos Jogos Olímpicos de 2000. Ele conquistou duas medalhas de prata em revezamentos (4x100m rasos e de medley, onde o primeiro atleta corre 100m, o segundo 200m, o terceiro 300m e o quarto fecha a prova correndo 400m). Júlio também conquistou uma medalha de bronze, nos 400m com barreira, e chegou bem perto de conquistar outro pódio ao ficar em quarto lugar nos 110m com barreira, prova que o deixou mais tenso.

– Fiquei mais nervoso porque era a minha prova, a minha especialidade, era a mais importante. Os “moleques” eram muito altos e fiquei meio assustado – contou o corredor.

O segredo do sucesso de Júlio César é o treino. Morador de Realengo, na Zona Oeste do Rio, o atleta segue para o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar, em Sulacap. Ele começa os exercícios na pista de atletismo do quartel por volta de 8h30 e termina às 11h30. Os treinos são de segunda a sexta-feira e em alguns sábados do mês, em épocas de competição. Aliás, ele já se prepara para a próxima conquista.

– Eu quero alcançar o índice para o Mundial da Ucrânia, em julho – revela o adolescente, que precisa correr 110m com barreiras em 13”97 para se classificar para o torneio. Atualmente o melhor tempo dele na prova é 14”04.

Júlio é jovem, tem apenas 16 anos, mas já percebe o aumento da qualidade dos competidores. Mas para se manter em evidência no pódio, deixa um conselho para os que querem seguir seus passos.

– Se quiser ir longe, tem que treinar, treinar e treinar muito! Nem campeonato estadual está fácil. Se não treinar, não vai longe.

Júlio foi um dos 52 atletas que se destacaram na etapa nacional das Olimpíadas Escolares categoria B, em Cuiabá, e foram escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para representar o país no Festival Olímpico da Juventude, na Austrália.A competição reuniu 1700 atletas de 30 países em 17 esportes.

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.