Início Plantão Barra CARA NOVA: Quiosques da orla da Barra e do Recreio serão reformados...

CARA NOVA: Quiosques da orla da Barra e do Recreio serão reformados até as Olimpíadas

2015-820720114-quiosque-2.jpg_20150529

Planejada pela concessionária Orla Rio, as melhorias  que não serão tão amplas, como foi a reforma realizada em Copacabana, na época dos Jogos Pan-Americanos de 2007, mesmo assim é motivo de comemoração para os quiosqueiros da região. Com as mudanças, a área de atendimento ficará maior, banheiros serão instalados e haverá possibilidade de construção de deques.

 

 

A Orla Rio tentava aprovar as melhorias desde 2009, mas o projeto executivo foi finalizado no fim de maio de 2015,  O principal empecilho, segundo o vice-presidente da concessionária, João Marcello Barreto, era a intenção de fixar postes no calçadão para instalar toldos, medida proibida pela prefeitura do Rio. A solução então foi o prolongamento dos tetos dos quiosques, com sustentação de aço inox. “A primeira urgência era a padronização estética. Depois, observamos o anseio dos operadores, que, no caso, era a necessidade de mais espaço físico. A intenção é melhorar a infraestrutura, visando às Olimpíadas. Conseguimos acrescentar banheiros e deques, e isso será convertido em maior faturamento” – informou Barreto.

 

 

O arquiteto responsável pelas reformas é Rogério Gomes. “Usaremos estruturas de fibra de vidro, que já vêm prontas da fábrica e precisam apenas ser montadas. É como se aplicássemos uma prótese por fora, para não alterar as operações. Os quiosques duplos passarão a ter 15m² de área interna e mais 15m² de área externa”. Os pontos-chaves da reforma, lista Gomes, são as duas coberturas laterais, que se estenderão por 2,5m de cada lado; o balcão, que aumentará cerca de 14m²; e a modernização total dos banheiros ou a sua instalação, no caso da maioria dos quiosques. Outro é a possibilidade de instalação de deques de no máximo 12mx5m: o tamanho vai depender de fatores como a presença de vegetação de restinga no local.

 

 

 

Uma ação popular, movida em 2000, impede que reformas mais profundas, como as realizadas pela Orla Rio no Leme e em Copacabana, cheguem a outras praias. O problema é a falta de licenciamento ambiental para o trabalho. A Orla Rio diz que já solicitou os documentos, e aguarda a autorização do Inea para que o projeto avance em direção à Barra. Enquanto isso, a saída encontrada para melhorar os quiosques da região foi programar uma reforma menor.

 

 

Para Rosana Lameirinhas, presidente da Coopquiosque, cooperativa que representa os quiosqueiros da orla da cidade, a proposta atual ficou de acordo com o perfil do bairro. “Está legal, bonito, ideal para a região. Na Barra, a maior frequência na praia é basicamente nos fins de semana”, pontua Rosana.

 

 

A reforma agora está na fase de cotação de preços junto a fornecedores. Segundo a programação, até agosto um protótipo estará pronto no quiosque B30, pertencente à Orla Rio, próximo ao Posto 4. Será como uma espécie de modelo, para que os operadores possam opinar sobre possíveis ajustes. A ideia é iniciar, a seguir, a reforma dos quiosques. Porém, a questão primordial agora, é a definição do responsável pelo financiamento das obras.