Início Plantão Brasil Senado apresenta exposição sobre os 25 anos da Constituição

Senado apresenta exposição sobre os 25 anos da Constituição

Uma exposição em comemoração aos 25 anos da Constituição, promulgada em 5 de outubro de 1988, marcará a reabertura dos espaços culturais Senador Ivandro Cunha Lima e Galeria Senado em 2013. A inauguração da exposição será nesta quarta-feira (30) às 16h.

 

No espaço Ivandro Cunha Lima serão utilizados 16 painéis com textos e imagens de momentos marcantes da Assembleia Nacional Constituinte. Já na Galeria Senado estarão expostas as réplicas dos originais das oito constituições brasileiras, representando o documento que orienta toda a trajetória histórica e política do país.

 

Trabalho conjunto da Secretaria de Arquivo, Diretoria-Geral, Subsecretaria de Projetos Especiais e Serviço de Programação Visual do Senado, a exposição procura mostrar o valor histórico da Constituição e a importância do trabalho legislativo, especialmente para o desenvolvimento do país e sua organização política, social e econômico.

 

Diversidade

 

Em 2012 foram realizadas 14 exposições no espaço Ivandro Cunha Lima, sendo nove artísticas e cinco de caráter institucional. A Galeria Senado também recebeu 14 exposições. A última a ocupar o espaço foi uma homenagem aos “jovens senadores”, estudantes de todo o país que participaram de um concurso de redação e passaram três dias no Senado exercendo um mandato simulado. A mostra incluiu redações, fotos e biografias dos 27 participantes do concurso.

 

No primeiro semestre de 2013 todas as exposições nos espaços culturais serão de caráter institucional. No entanto, oportunamente, artistas também podem expor seus trabalhos. A seleção é feita pela Comissão Especial Curadora de Artes Plásticas do Senado, por meio de análise do currículo do expositor, apresentação do trabalho, tema da exposição e fotos das obras. Os selecionados fazem a doação de uma tela para o acervo do Senado.

 

Edna Carvalho, diretora da Secretaria de Informações e Documentação do Senado, ressalta que a visitação aos espaços culturais – localizados no corredor de acesso ao Anexo I da Casa – é aberta a todos. Ela adianta que o objetivo é usar a tecnologia para levar o conteúdo das mostras a um público maior.

 

– Futuramente todas as exposições serão postadas na internet para aqueles que não podem vir até o Senado – diz.

 

Agência Senado