Início Plantão Rio Seop detém 20 flanelinhas na Zona Sul

Seop detém 20 flanelinhas na Zona Sul

Uma operação Choque de Ordem, realizada na noite de sexta-feira, dia 10, por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), deteve 20 flanelinhas que agiam em ruas da Zona Sul. A fiscalização flagrou a ação dos flanelinhas na Avenida Borges de Medeiros, altura do Clube Monte Líbano; Avenida Epitácio Pessoa (Lagoa) ; e nas imediações da Praça Santos Dumont (Gávea). Treze flanelinhas foram levados para a 14 DP (Leblon). Outros sete foram encaminhados para a 15 DP (Gávea). Entre os detidos, doze deles já tinham alguma passagem na Polícia.
 
Durante a ação, 12 veículos foram rebocados e 25 multados por estacionamento irregular.
– Estamos realizando um trabalho em conjunto com a Polícia Civil para retirar das ruas estes guardadores ilegais que praticam o crime de extorsão intimidando os motoristas. Não vamos tolerar que guardadores ilegais transformem as calçadas e locais proibidos em área de estacionamento – disse Alex Costa, secretário da Ordem Pública.
Na noite de ontem (quinta-feira), a equipe do Choque de Ordem deteve nove flanelinhas que agiam no bairro da Lagoa. Desde o início das operações Choque de Ordem, em janeiro de 2009, cerca de 1.200 flanelinhas já foram retirados das ruas.
 
Como a ação de guardadores ilegais está relacionada diretamente ao ordenamento do espaço público, a Seop atua em parceria com a Polícia no sentido de coibir esta atividade irregular (enquadrada no art. 47 da Lei de Contravenções Penais, exercício ilegal da profissão), que contribui também para o estacionamento irregular.
Participaram do Choque de Ordem: agentes da Subsecretaria de Operações da Seop e guardas municipais. Além disso, cinco reboques da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamento e Reboques (CFER) da Seop foram utilizados na ação.

Fonte: Seop