Início Plantão Rio Show de música, dança e imagens no RMC completa lançamento do Arts...

Show de música, dança e imagens no RMC completa lançamento do Arts Games

 

2016.08.11-Coletiva-do-lançamento-global-do-ArtsGames-2018_PauloAraújo02 (640x428)O Rio Media Center foi palco dua 11 de agosto do lançamento mundial dos Arts Games, uma espécie de jogos das artes inspirados nos valores olímpicos. Um show com música, danças, imagens e entretenimento finalizou o lançamento do Arts Games, que também teve uma  entrevista coletiva  pela manhã no auditório do RMC. A abertura do espetáculo contou com percussão de oito tambores que representavam o som da cultura indiana, europeia, árabe e africana. O atabaque representou o Brasil. Em seguida, a percussionista e cantora americana Sheila E. fez uma apresentação solo. 

 

 

O show de lançamento do Arts Games teve ainda a apresentação de um vídeo com o ator e cantor norte-americano Harry Belafonte, ativista, pacifista e patrono dos Arts Games. No palco do RMC passaram ainda o violinista Alex Depue e o guitarrista Miguel de Hoyos. Um momento especial foi a apresentação do pianista Oliver Jones, seguido do jovem Daniel Clarke.

 

 

 

A pianista Florence K. encerrou a apresentação reunindo todos os músicos que se apresentaram ao longo da noite. Ao final, ela se despediu cantarolando a música “Tristeza”, sucesso de Jair Rodrigues nos anos 60. Segundo Carlos Negreiros, um dos oito percussionistas brasileiros que se apresentaram tocando atabaque, os Arts Games representaM uma proposta avançada no mundo das artes.

 

 

A celebração final dos Arts Games, com entrega das medalhas, será em 2018 na cidade de Montreal, no Canadá. Até lá, serão mais de mil competições distribuídas em cinco modalidades (dança, música, artes midiáticas, artes visuais e literatura).

 

 

Para disputar o Arts Games, os profissionais terão que participar de audições classificatórias, onde se apresentarão para uma comissão formada por profissionais dos mais importantes institutos culturais do mundo. O evento acontecerá a cada dois anos, em cidades candidatas vencedoras.