Início Plantão Rio Soccerex Global Convention será em novembro

Soccerex Global Convention será em novembro

A maior convenção sobre negócios e futebol do mundo chega ao Rio de Janeiro em 2010. A Soccerex Global Convention será realizada no Forte de Copacabana de 20 a 24 de novembro, junto com o Football Festival, este no trecho da praia em frente ao Copacabana Palace. Será a primeira vez em seus 15 anos de história que o evento acontece no Brasil, depois de passar por Paris, Londres, Johannesburgo, Dubai, Los Angeles e Manchester.

“Estamos a nove semanas da Soccerex Global Convention no Brasil e é um momento muito especial para nós. Será sem dúvida o primeiro teste da maior cidade esportiva do mundo antes da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016”, disse o CEO da Soccerex Duncan Revie durante a entrevista coletiva que anunciou a programação para o evento, nesta terça-feira, no Copacabana Palace, Rio de Janeiro. “A Soccerex não é só uma feira ou um congresso, é tudo junto. Serão os melhores cinco dias da indústria do futebol reunida”, frisou o inglês, que participou da coletiva ao lado da Secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, do gerente de marketing da adidas do Brasil, Ricardo di Sora, e do ex-craque Zico, atualmente diretor executivo do Flamengo.

Com estimativa de gerar uma receita de US$ 150 milhões anuais para a cidade, a Soccerex será mais uma oportunidade do Rio de Janeiro se consolidar como destino turístico não apenas de lazer, mas de negócio.

“É o evento mais importante de futebol, economia e turismo e a Soccerex não poderia ficar longe do Rio de Janeiro”, discursou a Secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins. “Queremos potencializar o turismo no Brasil e o Rio de Janeiro representa o país todo neste processo. Estamos em um esforço concentrado para fazer a melhor Soccerex jamais realizada. É uma oportunidade única para o Rio e o Brasil desfrutar desse evento”, completou a Secretária.

A montagem da estrutura no Forte de Copacabana já começou e deverá levar dois meses até sua conclusão. Serão 6350m quadrados de área de exposição com restaurantes, auditórios e estandes.

Entre os assuntos a serem abordados na Soccerex Global Convention 2010 estão marketing, licenciamento, tecnologia, cobertura de TV, patrocínio, estádio e, claro, Copa de 2014. Danny Jordaan, CEO do Comitê Organizador da Copa da África do Sul de 2010, falará sobre sua experiência à frente do evento, trocando informações com seus pares brasileiros.

O Rio de Janeiro como “capital esportiva do mundo” graças à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016 também terá um momento especial, em que serão debatidas as oportunidades da cidade neste contexto.

Considerado pelos ingleses como “berço do futebol bonito”, o Brasil e seus craques terão vez nas discussões. A transferência de atletas para o exterior e o estilo brasileiro de jogar são dois dos temas abordados. Zico, Carlos Alberto e Cafu debaterão o futebol canarinho e sua influência o mundo. Ainda no quesito bola rolando, haverá a primeira edição do League Summit, uma assembléia que colocará lado a lado os representantes das principais competições de futebol do mundo para trocarem experiências e desbravarem juntos novos caminhos.

“Rodei o mundo todo e sei o quanto um evento como a Soccerex é importante”, afirmou o ex-craque Zico, que participará da Global Convention em novembro como ex-atleta e empresário, já que é dono de negócios ligados ao esporte.

Mas sem dúvida uma das grandes novidades da Soccerex 2010 diz respeito a Responsabilidade Social. No chamado “João Havelange Legacy Panel” o ponto alto será o legado social da Copa de 2014.

A Soccerex Global Convention 2010 terá ainda duas atividades paralelas e não menos importantes: o Football Festival, que reunirá para um torneio nas areias de Copacabana ex-craques como Carlos Alberto Torres, Bebeto, Ruud Gullit e Philip Cocu, por exemplo, e a Sugar Loaf Extravaganza, uma festa de gala no topo da famosa montanha do Pão de Açúcar.

“Ficamos muito felizes em entrar nesse time em busca de fazer uma Soccerex ainda melhor. Esperamos contribuir para que os próximos três anos de Soccerex no Brasil sejam bastante produtivos”, afirmou Ricardo di Soram gerente de marketing da adidas do Brasil, anunciada nesta terça-feira como patrocinadora do Football Festival, que contará com equipes de Brasil, Argentina, Inglaterra e Holanda.

Sobre a Soccerex: Durante os três anos que antecederam a Copa do Mundo da África do Sul, a Convenção Mundial foi realizada naquele país. A partir de 2010, a vez é do Brasil, casa da Copa de 2014. Em 2010, no Forte de Copacabana, as datas são de 20 a 24 de novembro. O evento no Rio reunirá o mundo do futebol em um só lugar por cinco dias de aprendizado, networking e negócios, incluindo figuras sênior do setor, tais como Joseph Blatter, Franz Beckenbauer, Jerome Valcke, Ricardo Teixeira, Carlos Alberto Parreira e Danny Jordaan, que já participaram do evento nos últimos anos. Soccerex também atrai muitos astros do jogo, tais como Eusébio, Jairzinho, Ossie Ardiles, George Weah, Ruud Gullit e Bryan Robson.

Ao longo dos anos, a Soccerex vem movimentando grandes negócios (patrocínio do Real, por exemplo, foi fechado em um evento Soccerex) e levantando discussões (Blatter estava na Soccerex quando comentou, por exemplo, o gol de mão de Henry nas eliminatórias da Copa de 2010). Em Gauteng, na África do Sul, a Soccerex injetou 120 milhões de libras através de negócios gerados, investimento estrangeiro e despesas dos participantes em 2007-2009. Em Dubai, de 2001 a 2006, foram 30 milhões de libras anuais. Nos últimos anos, a Soccerex reuniu 14500 executivos sênior da indústria do futebol de 126 países diferentes.

Mais informações: www.soccerex.com

 

Fonte: Media Guide Comunicação