Suderj fecha núcleos voltados para carentes

Vargens, Recreio, Rio das Pedras tiveram unidades desativadas
 

Diversos núcleos do projeto Suderj foram extintos nas regiões de Vargem Grande, Recreio, Vargem Pequena, Curicica (Campo do XV) e Rio das Pedras. O serviço atendia crianças carentes e idosos da região.

Em Vargem Pequena, a escolinha orientada pelo professor René Padilha já tinha sido destaque na mídia pelo profissionalismo e seriedade. Dalí, já saíram alguns craques mirins para treinar em clubes oficiais. Na última sexta René reuniu pais e responsáveis para comunicar que o projeto acabou e que ele e outro professor foram dispensados. Foi assim também com o núcleo de Vargem Grande, que tinha atividades para a terceira idade, e ainda no Recreio e em Curicica. Segundo o professor , os núcleos foram desativados por contenção de despesas do governo, no entanto ele não entendeu porque abriram novos em outros locais, como Chapéu Mangueira.

Em Vargem Pequena, onde cerca de 90 crianças fazem parte do projeto, René tem esperança de conseguir alguma parceria com a iniciativa privada para que o projeto continue.
 
Esse projeto era também era muito importante para tirar as crianças da rua nessa região, que é repleta de comunidades carentes e "invasões". Elas saiam da escola e iam para o campo. Tinham também noções de disciplina e responsabilidade. Com as férias a situação é ainda pior. Paralelamente a essa história, tem outro drama: os professores, todos formados em educação física, foram dispensados sem nenhum benefício, sem direito trabalhista algum, afinal, eles não tinham contrato de trabalho. O pagamento era feito através de recibos simples. O professore René desabafa: "Estou sem emprego e sem dinheiro. Vou entrar correr atrás para conseguir novos apoios para o projeto continuar. Hoje não temos apoio de ninguém mais"

Na página oficial da Suderj, os núcleos aparecem como ativos, no entanto já não estão funcionando.

Fonte: Multipla Comunicação e AIB

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.