Theatro Municipal do Rio apresenta o Lago dos Cisnes

Nova temporada do espetáculo celebra os 80 anos do corpo de balé do espaço
 

2843155Mais famoso e popular dos balés românticos, o Lago dos Cisnes será apresentado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro – vinculado à Secretaria de Cultura –, pelo Balé e Orquestra Sinfônica nos dias 10, 14, 15, 17 e 18 deste mês, às 20h, e nos dias 11 e 12 de junho, às 17h. A temporada deste espetáculo celebra os 80 anos do Balé do Municipal. 

 

Divisor de águas na história do balé clássico, ao trazer uma série de inovações ao gênero – como os trajes tutus, para facilitar os movimentos de maior técnica exigidos pela coreografia às bailarinas –, o Lago dos Cisnes fez sua estreia em 1877, encenado no Teatro Bolshoi de Moscou.

 

– O Lago dos Cisnes é considerado um dos maiores clássicos da dança, sendo reconhecido como o espetáculo que melhor representa a arte do balé. Seus elementos constitutivos, além do roteiro, música e coreografia, formam uma obra-prima que, desde sua recriação em 1895, se tornou universal – disse o diretor-artístico da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, maestro André Cardoso.

 

Com música de Piotr Tchaikovsky, a montagem é uma versão coreográfica de Yelena Pankova, elaborada especialmente para o Balé do Theatro Municipal, em 2006, e que teve como base a criação original dos coreógrafos Marius Petipa e Lev Ivanov.

 

 

Bailarinos

Irão se revezar nos papéis centrais os primeiros bailarinos Claudia Mota, Márcia Jaqueline, Karen Mesquita, Cícero Gomes, Filipe Moreira e Moacir Emanoel, além dos solistas Carolina Neves, Deborah Ribeiro, Mel Oliveira, Priscila Albuquerque, Priscilla Mota, Anderson Dionisio, Carlos Cabral, Diego Lima, Edifranc Alves, Joseny Coutinho, Murilo Gabriel, Rodrigo Negrie e Wellington Gomes. A produção conta ainda com a participação de alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.

 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.