Trabalhos de artesãos serão expostos no Corcovado

Trabalhos serão expostos no Corcovado
 
Cerca de 150 peças de 32 artistas niteroienses – entre eles estilistas, artistas plásticos, designers de bijuterias, ceramistas, grafiteiros, cartunistas e artesãos – estarão literalmente aos pés de uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
A exposição do Arte e Souvenir Niterói, projeto desenvolvido pelo Sebrae/RJ, com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e da Universidade Salgado de Oliveira, estará em cartaz de 17 a 31 de julho, no hall de entrada do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado. A abertura será na próxima sexta-feira (17/7), às 14h e, durante o período de exposição, moradores de Niterói terão desconto de 50% no trem do Corcovado.
As peças são souvenires que retratam vários aspectos da cultura, do espaço urbano e dos patrimônios artístico, arquitetônico e turístico de Niterói. O projeto foi desenvolvido a fim de promover o desenvolvimento do setor criativo do estado do Rio e Janeiro, a partir da integração e cooperação dos artistas locais e da a produção de objetos que aliam inovação, design e identidade cultural das localidades selecionadas. Representa, ainda, um importante incentivo ao turismo da cidade, pela beleza, originalidade e profissionalismo das peças criadas.
A intenção é aumentar em 15% a receita média da cooperativa até 2011, sendo 5% até dezembro de 2009 e 10% até dezembro de 2010, formalizando cinco grupos de artistas do Projeto Souvenir do Leste Fluminense, que serão os responsáveis pelo processo de gestão da cooperativa, até dezembro de 2009.
A entidade fez um levantamento sobre o segmento de mercado para identificar as peculiaridades locais em seus mais diversos modos de criação artística artesanal, tendo como foco produtos que, além de ter qualidade, possam encantar o cliente com a recordação de "um pedacinho do local visitado".
O objetivo do Arte e Souvenir Niterói é criar e comercializar, durante todo o ano, lembranças especialmente desenvolvidas, a partir da união entre a inovação, o design e a identidade cultural niteroiense, para que visitantes e moradores da cidade possam adquirir e admirar. Por meio de seminários e visitas guiadas, os artistas locais foram incentivados a produzir peças originais, mas de fácil reprodução, inspiradas nas belezas materiais e imateriais da cidade.
Os artistas, com características criativas e de empreendedorismo, foram selecionados via curadoria, e desenvolveram produtos criativos, com design atual, que fixam idéias estéticas, capazes de contar histórias e de ‘fazer lembrar’ lugares, pessoas e sentimentos, revelando o que Niterói tem de melhor.

Fonte: Governo do Rio

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.