Início Plantão Rio Trem Expresso-Rio 2016 começa a circular

Trem Expresso-Rio 2016 começa a circular

e78d7b84-8d42-4e83-ba84-08db7dbf1f95

A obra de Portinari (1903-1962) vai embarcar no Ramal Deodoro.

 

A partir d​esta terça-feira, dia 29/12, o ramal olímpico contará com mais um trem Expresso-Rio 2016, que passará pelas estações levando imagens de campeões olímpicos junto ​às obras d​o artista plástico​ a​desivadas na parte ​e​xterna d​os vagões.

 

Esse é o segundo trem olímpico que circula pelos trilhos ​do sistema ferroviário, numa parceria da Secretaria de Estado de Transportes​ (Setrans)​ e Supervia com o programa de cultura Celebra, do Comitê Rio 2016.  O primeiro, com trechos de autores nacionais e fotos dos atletas paralímpicos foi lançado em setembro.

 

“Estamos confiantes de que ​o sistema de mobilidade do Rio estará pronto para ​receber nossos atletas e visitantes durante ​os Jogos O​​límp​icos com conforto e comodidade​. O Expresso-Rio 2016 é o segundo dos trens decorados com motivos olímpicos e ainda teremos a honra de contar com a obra de Cândido Portinari nas composições. Certamente, será um sucesso.”, disse o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

 

Ao todo são 14 reproduções de obras d​e Portinari, com destaque para imagens que reproduzem crianças brincando e o painel Paz, ​da obra Guerra e Paz, que integra o acervo das Organização das Nações Unidas (ONU).  Entre os campeões olímpicos retratados estão Giovane Gávio, Jaqueline Carvalho, Fabiana Alvim, Thaísa Menezes, Jaqueline, Paula Pequeno e Sheila Castro – todos do vôlei – e os velejadores Torben Grael, Marcelo Ferreira e Robert Scheidt.