Início Plantão Brasil Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma

A Editora Nobel lançou, em 2009, os primeiros títulos de sua coleção de clássicos na Língua Portuguesa, já revisados pelo novo acordo ortográfico e impressos de forma diferenciada. Foram eles: O primo Basílio, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Memória de um Sargento de Milícias, Poemas Completos de Alberto Caeiro, Iracema, Lira dos Vinte anos, Dom Casmurro, Auto da barca do inferno, O cortiço, A cidade e as serras, O Alienista , A Moreninha , Amor de perdição, o Ateneu e Quincas Borba.
 
Com um alto padrão de qualidade, belíssimas capas, conteúdo completo e preços acessíveis, os livros da série contam ainda  com um suplemento de leitura, com informações sobre a linguagem, os personagens, resumo da obra e etc. No mês de setembro, a Editora Nobel lança o último título da temporada : Triste Fim de Policarpo Quaresma.  
Diferentemente de seu romance de estréia, Recordações do escrivão Isaías Caminha, que foi recebido com frieza pela crítica e pelo público leitor, triste fim de Policarpo Quaresma,que nos apresenta um retrato Trágico-cômico do país durante os primeiros anos da República, assegurou a maioridade literária do autor.  
Publicado primeiramente em folhetins no Jornal do Comércio, em 1911, de imediato agradou ao público e chegou a ser considerado um romance genial que colocaria Lima Barreto ao lado de grandes romancistas da nossa literatura, como, por exemplo, Machado de Assis. 
Obra de grande densidade crítica, escancara os erros da primeira República e traça um perfil irônico e modaz da classe média carioca, evidenciando sua mediocridade e hipocrisia. A caracterização dos tipos humanos apresentados na obra vai do pitoresco ao grotesco e ridículo. 
 
A Editora Nobel não poderia deixar de fora de suas publicações essa grande obra que antecipa, em conteúdo e forma, várias prerrogativas modernistas, fazendo de Lima Barreto um precursor desse importante movimento artístico- literário da primeira metade do século XX. 
 
Sobre o autor: 
Afonso Henriques de Lima Barreto era mestiço, filho de um tipógrafo e de uma professora , que morreu quando ele tinha apenas sete anos. Estudou no Colégio Pedro 2o e depois cursou engenharia na Escola Politécnica. Ainda estudante, começou a publicar seus textos em pequenos jornais e revistas estudantis.
Com o agravamento do estado de saúde de seu pai, que sofria de problemas mentais, abandonou a faculdade e passou a trabalhar na Secretaria de Guerra, ocupando um cargo burocrático. Grande cronista de costumes do Rio de Janeiro, Lima Barreto passou a colaborar para diversas revistas literárias, como "Careta", "Fon-Fon" e "O Malho".
Seu primeiro romance, "Recordações do Escrivão Isaías Caminha", foi parcialmente publicado em 1907, na Revista Floreal, que ele mesmo havia fundado. Dois anos depois, o romance foi editado pela Livraria Clássica Editora. Em 1911, Lima Barreto publicou um de seus melhores romances, "Triste Fim de Policarpo Quaresma", e em 1915, a sátira política "Numa e a Ninfa".
Lima Barreto militou na imprensa, durante este período, lutando contra as injustiças sociais e os preconceitos de raça, de que ele próprio era vítima. Em 1914 passou dois meses internado no Hospício Nacional, para tratamento do alcoolismo. Neste mesmo ano foi aposentado do serviço público por um decreto presidencial.
Em 1919 o escritor foi internado novamente num sanatório. As experiências deste período foram narradas pelo próprio Lima Barreto no livro "Cemitério dos Vivos". Nesse mesmo ano publicou a sátira "Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá", inspirada no Barão do Rio Branco, e ambientada no Rio de Janeiro.
Lima Barreto candidatou-se em duas ocasiões à Academia Brasileira de Letras. Não obteve a vaga, mas chegou a receber uma menção honrosa. Em 1922 o estado de saúde de Lima Barreto deteriorou-se rapidamente, culminando com um ataque cardíaco. O escritor morreu aos 41 anos, deixando uma obra de dezessete volumes, entre contos, crônicas e ensaios, além de crítica literária, memórias e uma vasta correspondência. Grande parte de seus escritos foi publicada postumamente. 
 
Título: Triste Fim de Policarpo Quaresma. 
Autor: Lima Barreto
Editora: Nobel
Isbn: 978-85-213-1547-6
N. de páginas: 240
Preço: R$23,90

Fonte: Letícia Beringhs Baroni