Início Plantão Mundo Trocas comerciais da China são milionárias

Trocas comerciais da China são milionárias

As trocas comerciais da China com o resto do mundo atingiram, no primeiro trimestre, 428,7 milhões de dólares, uma quebra de 25 por cento relativamente ao período homólogo de 2008, informou quinta-feira em Pequim a China Radio International.

No período, as exportações foram de 245,5 mil milhões de dólares, diminuindo cerca de 20 por cento, enquanto as importações chegaram a 183,2 mil milhões de dólares, caindo mais de 30 por cento.

No primeiro trimestre, a China absorveu 21,8 mil milhões de dólares em investimento directo estrangeiro, uma redução de 5,6 mil milhões em comparação com o período homólogo do ano passado.

Entretanto, a economia da China cresceu 6,1 por cento no primeiro trimestre, o valor mais baixo da última década, tendo ficado 4,5 pontos percentuais abaixo do valor registado no período homólogo de 2008 e 0,7 pontos percentuais abaixo do registado no trimestre anterior.

O crescimento anunciado aproxima-se do valor previsto pelo Banco Mundial para a economia chinesa em 2009 (6,5 por cento), mas fica 1,9 pontos percentuais aquém da meta de 8 por cento, preconizada pelo Governo chinês.

Fonte: ABN