Turistas aprovam Jogos Olímpicos Rio 2016 e estrangeiros querem voltar ao Brasil

Pesquisa revela que 102 cidades brasileiras foram visitadas, além do Rio de Janeiro, no período dos Jogos
 

2016.08.18-COLETIVA-Ministro-Chefe-da-Casa-Civil_Fabio-Gonçalves07

 

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com visitantes durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 revela a satisfação dos turistas com a experiência que viveram na cidade. De acordo com o levantamento, 87,7% dos estrangeiros têm intenção de voltar ao Brasil e 94,2% dos brasileiros pretendem voltar ao Rio de Janeiro. O resultado – ainda parcial pois as entrevistas serão realizadas até o final dos Jogos Paralímpicos – do estudo foi apresentado nesta quinta-feira (18/08), em entrevista coletiva com presença do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; do ministro interino do Turismo, Alberto Alves; do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; e do diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes, no Rio Media Center (RMC).

 

 

 

Entre os destaques do levantamento, estão a satisfação com itens como segurança – que teve aprovação de 88,4% dos estrangeiros e 87% dos brasileiros-, transporte público e infraestrutura, além das opções de turismo e lazer. Para 98,7% dos turistas domésticos, a viagem ao Rio atendeu plenamente ou superou as expectativas. O índice de satisfação do público internacional é de 83,1%. A hospitalidade do carioca foi elogiada por 92% dos brasileiros e 98,6% dos estrangeiros. “Estamos vivendo, indiscutivelmente, um novo momento. O Rio de Janeiro foi visto por mais de cinco bilhões de pessoas, e quem veio aqui gostou muito. Logo, quem viu as imagens também deve ter ficado com sensação similar”, disse o ministro Padilha.

 

 

 

Para o presidente da Embratur, a duplicação da capacidade hoteleira e o investimento na infraestrutura de transporte transformaram o Rio de Janeiro em uma cidade contemporânea, capaz de absorver o crescimento do turismo esperado para os próximos anos. “O Rio de Janeiro ampliou sua estrutura e infraestrutura para atender ao projeto de expansão que a cidade vive neste momento. A duplicação da capacidade hoteleira é fundamental para o crescimento turístico que sonhamos, na ordem do que aconteceu na Espanha. Barcelona saiu de 1,8 milhão de turistas/ano para 8 milhões. O Rio de Janeiro hoje tem 2 milhões”, explicou Vinicius Lummertz.

 

A pesquisa revelou ainda que 102 cidades brasileiras foram visitadas, além do Rio de Janeiro, no período dos Jogos. Entre os estrangeiros entrevistados, 83% disseram que fizeram ou farão turismo pelo Brasil. Somente nos primeiros 15 dias de agosto, o país recebeu 231 mil turistas, 100 mil a mais que no mesmo período do ano passado.

 
 
 

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.