UNIVESP e USP lançam curso inédito

Licenciatura em Ciências Semipresencial
 

Convênio assinado pelo Governador oficializa a entrada da maior universidade do país na Universidade Virtual do Estado de São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP) vai oferecer a partir do ano que vem a sua primeira graduação no âmbito do Programa UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Trata-se da Licenciatura Semipresencial em Ciências, curso de graduação inédito no país, que terá 360 vagas, duração de oito semestres e será oferecido simultaneamente em quatro polos da USP nas cidades de São Paulo, São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto.

O curso de Licenciatura em Ciências Semipresencial visa formar profissionais capacitados para atuar na educação básica, com foco na educação científica, área em que o Brasil ainda é carente: na última avaliação internacional do PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes), de 2006, o Brasil ficou na 52ª posição em desempenho em ciências, entre os 57 países avaliados. O estudo, que avalia estudantes de 15 anos do ensino médio, evidencia que há uma distância grande entre a disposição que os alunos têm para aprender e valorizar o conhecimento científico, e suas motivações para que a ciência faça parte do seu futuro pessoal e profissional.

Outro estudo de alcance internacional, o projeto ROSE (The Relevance of Science Education), aponta para uma situação similar. A aplicação de uma versão brasileira do questionário revelou que os jovens do nosso país consideram as disciplinas de ciências interessantes, mas têm um baixo interesse em exercer ciência profissionalmente.

Via UNIVESP
O novo curso fará uso intensivo das novas Tecnologias de Comunicação e de Informação (TICs) no ensino, com 52% da carga horária desenvolvida por atividades a distância, o que garante flexibilidade de horário e possibilita que quem vive longe dos grandes centros ou quem já está no mercado de trabalho – como professores em exercício – possam cursar a graduação.

É o que já acontece no curso de graduação em Pedagogia Semipresencial oferecido pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) no âmbito do Programa UNIVESP desde o início do ano. Justamente pelo caráter semipresencial de ensino público, gratuito e de qualidade, a relação candidato/vaga do vestibular de Pedagogia UNIVESP/UNESP (5,9) foi aproximadamente 4 vezes maior do que a média nacional de relação C/V dos cursos de pedagogia (privados ou públicos), de acordo com os últimos dados do Inep/MEC (que é 1,3).

O curso de Licenciatura em Ciências abrangerá as diversas áreas das ciências e contribuirá para a formação dos professores para aperfeiçoá-los em relação à evolução das ferramentas voltadas para o ensino. Um dos objetivos é formar profissionais capazes de inovar e acompanhar mudanças trazidas por novas tecnologias e adaptar-se a modernização da sociedade, processo esse que começa nos bancos escolares.

O convênio do Governo do Estado de São Paulo, via sua Secretaria de Ensino Superior, com a Universidade de São Paulo (USP) para oferecimento do curso foi assinado no último dia 23 de março. Na solenidade, o Governador do estado de São Paulo, José Serra, destacou o foco do Programa UNIVESP na formação do professor, como é o caso do curso de Pedagogia semipresencial em andamento pela UNIVESP/UNESP e do curso de Licenciatura em Ciências. "E quem sai ganhando com a formação do professor é o estudante da educação básica", concluiu o Governador.

Saiba mais:

Sobre o curso
O Curso de Licenciatura em Ciências semipresencial UNIVESP/USP terá uma carga horária total de 2835 horas, sendo que 1800 horas respondem aos conteúdos de formação, 405 horas referentes ao estágio supervisionado e 210 horas destinadas às atividades acadêmico-científico-culturais. A carga horária presencial será cumprida nos polos de atendimento, com a periodicidade de até duas vezes por semana. A carga horária a distância corresponde a 52% do total do curso.

Serão oferecidas inicialmente 360 vagas, e os estudantes serão divididos em turmas de 90 alunos, cada uma das quais contará com três orientadores de disciplinas. As aulas serão ministradas nos quatro polos da USP nas cidades de São Paulo, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto. Com duração de 08 semestres, o curso de Licenciatura em Ciências será dividido em oito módulos temáticos. Cada um dos módulos, por sua vez, estará organizado por temas e disciplinas.

As atividades presenciais e não-presenciais serão subsidiadas por material impresso, articulados com as demais atividades no ambiente virtual de aprendizagem e na programação da TV UNIVESP, construída sob a coordenação dos professores especialistas da USP, em parceria com a Fundação Padre Anchieta.

 

 

Fonte: Secretaria de Ensino Superior do Estado de SP

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.