Início Plantão Barra Vacinação contra a gripe ganha reforço em seis estações do Metrô dia...

Vacinação contra a gripe ganha reforço em seis estações do Metrô dia 30 de maio

Seis estações do Metrô Rio vão reforçar a vacinação da Prefeitura do Rio contra a gripe nesta quarta (30/5): Carioca, Maria da Graça, Jardim Oceânico, General Osório, Coelho Neto e Pavuna. A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde estará disponível à população das 9h às 16h. Até o momento, 52% das pessoas do grupo prioritário (cerca de 800 mil pessoas) foram imunizadas.

 

A campanha de vacinação contra a Influenza é voltada para idosos, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias do parto), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e professores das redes pública e privada em atividade.

 

Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a temporada 2018 a vacina influenza trivalente é composta por cepas dos três tipos de vírus da gripe mais circulantes no Hemisfério Sul e com mais possibilidades de causar quadros graves da doença. O esquema é recomendado conforme a idade do paciente: duas doses para crianças de seis meses a 8 anos de idade que nunca tenham sido vacinadas contra a gripe; e dose única para pacientes a partir de 9 anos. Para quem faz parte dos grupos alvo, é preciso atualização da dose anualmente, em virtude das mudanças de cepas dos vírus influenza.

 

Estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global e em, aproximadamente, 50% as doenças relacionadas à influenza.

 

Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Já pessoas com história de alergia grave e prévia a ovo ou a algum outro componente da vacina não devem se vacinar.