Início Plantão Brasil Vacinação contra a gripe será antecipada no Rio

Vacinação contra a gripe será antecipada no Rio

vacina03 (300x225)

Assim como em SP, no Rio de janeiro, a vacinação contra a gripe também foi antecipada em todo o estado. A partir do dia 25 de abril,  gestantes e crianças com idades a partir de seis meses e menores de 5 anos, além de pacientes renais crônicos devem procurar uma unidade de saúde.  O objetivo é imunizar os grupos prioritários para a campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde.

 

 

– Estamos atentos ao aumento do número de casos de H1N1 no estado e, embora o panorama seja diferente do que se observa em São Paulo, a imunização destes grupos específicos pede prioridade, uma vez que são os que apresentam maior vulnerabilidade às complicações que a gripe pode causar. Essa antecipação é uma medida preventiva que estamos adotando – explicou Luiz Antônio Teixeira Jr, secretário de Saúde.

 

 

 

 

 

 

A Secretaria de Estado de Saúde espera imunizar pelo menos 80% destes grupos, que incluem, além de gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos e pacientes portadores de doenças crônicas, as mulheres com até 45 dias após o parto, idosos com idades a partir de 60 anos, indígenas e profissionais de saúde. A previsão é de que a campanha nacional ocorra até o dia 20 de maio.

 

 

 

No Rio, serão mais de 3 mil postos de saúde municipais atuando na distribuição da vacina, nas 92 cidades do estado. A vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. 

 

 

– É preciso lembrar que a gripe, na grande maioria dos casos, não apresenta complicações, mas entre os grupos prioritários, pode evoluir para formas mais graves. A prevenção é fundamental. A vacina é segura e eficaz, protege contra os principais tipos de vírus da gripe, inclusive, H1N1 – destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.