Início Plantão Rio Veja o que abre e o que fecha durante o carnaval no...

Veja o que abre e o que fecha durante o carnaval no Rio

 

Os serviços da cidade do Rio vão funcionar com horários especiais no período de carnaval. Os bancos não vão abrir no feriadão, já os shoppings e supermercados funcionam em horário facultativo, ou seja, podem ou não abrir.

 

 

Confira o que abre e o que fecha na cidade:

Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos estarão fechados para atendimento ao público nesta segunda-feira (11) e terça-feira (12), reabrindo a partir das 12 horas de quarta-feira (13).

 

 

Correios
Na sexta-feira (8), as agências terão funcionamento normal das 9h às 17h. Apenas as agências situadas na Avenida Presidente Vargas e na Rua Afonso Cavalcanti, no Centro do Rio, funcionarão até as 15h. No sábado (9), as agências que já funcionam no fim de semana vão abrir no horário das 9h às 13h.

No domingo (10), segunda-feira (11) e terça-feira (12) o funcionamento fica em regime de plantão, das 8h às 15h30, na agência de correio Tom Jobim, no Aeroporto Internacional. Na quarta (13), o funcionamento é normal a partir das 12h.

 

 

Shoppings
Na Zona Oeste, em Campo Grande, as lojas do West Shopping estão fechadas nesta terça (21), mas as praças de alimentação funcionarão entre 11h e 21h. Na quarta-feira de cinzas, as lojas e restaurantes abrirão ao meio-dia.

Na terça-feira, as lojas e quiosque do Center Shopping Rio, em Jacarepaguá, não abrirão, funcionando apenas a praça de alimentação e lazer. Na quarta-feira, lojas, restaurantes e lanchonetes abrem ao meio-dia.

Já no Recreio dos Bandeirantes, as lojas estarão fechadas e a praça de alimentação funcionará de meio-dia às 21h no Recreio Shopping, nesta terça-feira.

O BarraShopping e o New York City Center, na Zona Oeste, funcionam em horário especial. Na segunda e terça-feira, os restaurantes estão em esquema facultativo, das 10h às 23h, enquanto as lojas permanecem fechadas. Elas voltam a abrir na quarta-feira, das 12h às 22h. Áreas de lazer, alimentação e drogarias funcionam das 12h às 23h.

No NorteShopping, na Zona Norte, as lojas estão fechadas nesta segunda e terça-feira e reabrem na quarta-feira, às 15h. Já as áreas de lazer e alimentação funcionarão nos três dias entre meio-dia e 21h.

No Shopping Tijuca, na Zona Norte, as lojas e quiosques não funcionarão nesta segunda e terça-feira. Nesses dias, apenas as operações de alimentação estarão em funcionamento opcional de meio-dia às 22h. Na quarta-feira, as lojas e quiosques abrirão ao meio-dia. Já a praça de alimentação funcionará de meio-dia às 23h. Em todos os dias de carnaval o cinema terá horário normal de acordo com a programação.

No Plaza Shopping, em Niterói, nesta segunda e terça-feira, as lojas estarão fechadas, mas a praça de alimentação abrirá a partir de meio-dia, já que o funcionamento das operações será opcional. Na Quarta-Feira de Cinzas, as lojas e praça de alimentação retomarão as atividades ao meio-dia. Durante todo o carnaval o cinema funciona normalmente.

O Carioca Shopping, na Vila da Penha, subúrbio, terá  funcionamento normal  na sexta er no sábado. No domingo, as lojas estarão abertas das 12h às 18h. A Praça de Alimentação funcionará das 12h às 22h. Na segunda e na terça, as lojas estarão fechadas. A Praça de Alimentação funcionará das 12h às 22h.

No Shopping da Gávea, na Gávea, Zona Sul, as lojas e a alimentação funcionarão entre 10h e 22h no sábado. No domingo, as lojas ficarão abertas de 12 às 18h  e a alimentação de 12h às 21h. As lojas não abrirão na segunda e na terça e a alimentação ficará aberta de 12h às 21h.

 

 

Supermercados
Segundo a Associação de Supermercados do estado do Rio (Asserje), os supermercados funcionam normalmente durante o carnaval. No entanto, segundo a Asserje, o horário de fechamento dos estabelecimentos será facultativo, de 8h às 14h ou das 8h às 20h, nesta segunda e terça.

 

 

Hospitais
Os hospitais de emergência e unidades 24 horas da Secretaria municipal de Saúde do Rio funcionam normalmente.

 

 

Feiras livres
Segundo a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), as feiras livres vão funcionar normalmente em toda a cidade.

 

 

Rodoviária Novo Rio
O Consórcio Novo Rio, grupo que administra a rodoviária Novo Rio, estima que mais de 410 mil pessoas vão circular pelo terminal entre os dias 7 e 13 de fevereiro para o feriado do carnaval.
O maior movimento de passageiros será na sexta-feira, quando 54 mil pessoas deverão deixar a cidade em 1.470 ônibus, sendo 600 extras. De acordo com as 41 empresas de ônibus que operam no terminal, foram programados, durante todo o período, mais 12.800 ônibus para atender a demanda, sendo quase 4 mil extras. Os destinos mais procurados no Estado do Rio são as regiões dos Lagos, Serrana e a Costa Verde.

 

 

Trens
A SuperVia, que administra os trens do Rio de Janeiro, informou que o sistema ferroviário funciona 24 horas durante o carnaval, com viagens extras para Japeri, Santa Cruz e Belford Roxo. O embarque nos horários extras deverá ser feito na estação Central do Brasil.

 

 

Metrô
O Metrô Rio informou que um esquema especial será montado para o carnaval durante os cinco dias de folia. O órgão vai colocar os vagões em funcionamento ininterruptamente até 23h desta terça. 

As estações Central, Praça Onze e General Osório terão extensão até às 2h de quarta-feira. A partir do meio-dia de sábado, os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e Ipanema sem transferência.

 

 

Barcas
A concessionária Barcas S.A. vai operar com horários especiais na segunda-feira e quarta-feira. A concessionária  vai realizar viagens extras durante as madrugadas, de domingo a terça-feira. A previsão é de que sejam transportados cerca de 500 mil passageiros entre os dias quinta (7) e terça-feira (12).

 

Fonte G1