Visitas guiadas mesmo com obras

Visitas guiadas mesmo com obras
 

Apesar das reformas, previstas para durar até o final do ano do seu centenário, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, localizado na Cinelândia, Centro do Rio, está promovendo visitas guiadas às quintas, sextas e sábados, às 10h e às 14h, contando um pouco da história do Rio e encantando os visitantes.
Considerado um dos mais belos prédios do Rio e a 7ª Maravilha da cidade, o Theatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. As visitas duram uma hora e meia e os ingressos custam R$ 10.Dividida em quatro partes, a visita começa com uma aula de História no prédio anexo ao Municipal. Com fotos e textos em paineis, vários assuntos são abordados, como os artistas que contribuíram para a sua criação, história de corpos artísticos, estrelas que passaram pelos palcos e até o início de sua restauração, em 2008.
A seguir, é exibido um vídeo que contextualiza a criação do Theatro, relatando a política e as condições da cidade na época e enfocando curiosidades, como a apresentação de Pixinguinha no Restaurante Assyrio e a utilização do Theatro para os bailes de carnaval do começo do século passado.
Já no prédio centenário, após uma rápida passagem pelo palco – onde se aprende que a caixa cênica do Theatro é a maior do mundo e que o maquinário do palco é o mesmo desde 1909, quando o Municipal foi inaugurado. Os visitantes vão também aos camarins, onde estão expostos figurinos e são contadas histórias de óperas e balés clássicos, como "O quebra-nozes", "Lago dos Cisnes" e "Coppélia".
Saindo dos camarins, a visita prossegue, agora pelos corredores em obras, onde se observa o trabalho de restauradores e pintores, como os testes que estão sendo realizados para determinar as cores de que serão pintadas as paredes, douramentos descobertos e refeitos, modificações nas varandas ao lado do palco e no estofado das poltronas e a restauração de pinturas recém-encontradas.
No ano em que completa cem anos, o Theatro passa por restauração e modernização de suas instalações, retomando o requinte com que foi construído. Desde a sua inauguração, em 14 de julho de 1909, o Theatro tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes brasileiros da dança, da música e da ópera.
Fonte: Agência Rio

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.