Zico prestigia festa de aniversário de UPP

Zico prestigia festa de aniversário de UPP
 
A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Salgueiro comemorou um ano neste sábado (17/9) com uma série de atividades com o objetivo de fortalecer a integração entre os moradores do Morro do Salgueiro e os do bairro da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. O treinador e ex-jogador de futebol, Zico, participou da festa, ao lado do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.
  
– A realidade da comunidade melhorou muito, mas ainda temos muito que fazer. O termômetro da mudança, depois da implantação da UPP, são os moradores e a sociedade. Esta caminhada deve continuar – disse o secretário de Segurança.
 
A festa começou cedo, por volta de 9h, com um torneio entre os times das escolinhas de futebol do Projeto Rio 2016/Zico10, que beneficia nove comunidades com UPPs.
 
– Este é um projeto social integrado à UPP. Para participar, exigimos boas notas e a presença das crianças nas escolas. Através do futebol, esses meninos podem ter um melhor desempenho em outras áreas. Precisamos fazer mais para termos um Rio melhor – afirmou Zico.
 
Felipe Teixeira, de 13 anos, morador da Cidade de Deus, estava exultante de felicidade.
 
– Foi a primeira vez que participei de um campeonato. O meu sonho é ser jogador – disse o menino, que é flamenguista.
 
Cerca de 300 pessoas participaram das comemorações, que também contaram com campeonato de caratê, com apresentação de adestramento de cães e com ações do Sesi Cidadania, incluindo o Projeto Cozinha Brasil, a aferição de pressão, a retirada de documentos, a medição de glicose, recreação, animação e oficinas culturais.
 
Para a secretária de Esporte e Lazer, Márcia Lins, a consolidação da paz é muito importante nestas regiões, que antes eram dominadas pelo tráfico. De acordo com ela, o esporte nivela todas as pessoas, algo muito importante no processo de pacificação.
 
– O esporte é o mais forte condutor, capaz de devolver a cidadania a estas comunidades. Após a pacificação, imediatamente abrimos inscrições para atividades esportivas. Esta iniciativa eleva a autoestima dos moradores – afirmou.
 
Como uma extensão da festa na comunidade, o Senac oferece, até às 16h, na Praça Saens Peña, serviços gratuitos de corte de cabelo e escova aos moradores da região. A festa conta com a animação do bloco Raízes da Tijuca e com a apresentação de passistas.
 
O comandante da UPP do Salgueiro, capitão Plínio Macedo, coemora os 365 dias de paz na comunidade. Nesse período, nenhum homicídio por arma de fogo foi registrado.
 
– O maior presente é a integração dos policiais com as crianças e moradores. Este trabalho de proximidade da polícia pacificadora agrega valores positivos à PM. Com isto, o Estado e a iniciativa privada conseguem trazer desenvolvimento para os moradores – afirmou.
 
Há 10 anos morando no Salgueiro, Rosilene Santos, de 29 anos, aprova a polpitica de segurança do Governo do Estado.
 
– Houve uma melhora incrível aqui. O saldo é muito positivo. Esperamos que as intervenções continuem acontecendo – disse.

Fonte: Governo do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.