Zona Portuária ganha primeiro túnel da nova Via Expressa

O Rio de Janeiro passa a contar com mais uma importante obra para a mobilidade da cidade
 

20160619_CO_POR_INAUGURA_VIA_EXPRESSA_LV-1981-1024x683

 

No domingo, dia 19 de junho, foi inaugurado o Túnel Prefeito Marcello Alencar, que faz parte da Via Expressa — uma das principais obras viárias do Porto Maravilha.  Por conta das mudanças, foram feitas algumas alterações no trânsito e no itinerário das linhas de ônibus.

 

 

 

Por enquanto, a nova via conta com três faixas e ficará aberta somente no sentido Aterro do Flamengo. O trecho absorverá o tráfego de veículos do antigo Elevado da Perimetral e devolve aos cariocas a ligação viária entre a Avenida Brasil, a Ponte Rio-Niterói e o Aterro do Flamengo. O túnel também será a maneira mais eficaz de para cruzar a Região Portuária e o Centro.

 

 

“Esse é um projeto importante para a mobilidade do Rio de Janeiro e que saiu do papel sob o argumento dos Jogos Olímpicos”, destacou o prefeito Eduardo Paes. “É o projeto que coroa o êxito da revitalização de toda a Região Portuária”, completou o presidente da concessionária Porto Novo, José Renato Ponte.

 

 

Túnel da Via Expressa foi inaugurado neste domingo, dia 19

 

A galeria Continente, que começou a funcionar neste domingo, tem capacidade para receber até 55 mil veículos por dia. A galeria Mar (no sentido Avenida Brasil) deve começar a funcionar em julho e terá capacidade de tráfego de 110 mil veículos por dia. O túnel ficará fechado ao tráfego diariamente entre 22h e 4h.

 

 

Melhorias no trânsito
De acordo com projeções da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), a Via Expressa vai desafogar o fluxo de veículos nos túneis Santa Bárbara e Rebouças, com redução de tráfego estimada em 30% e 20%, respectivamente, no horário de pico da manhã.

 

 

No Santa Bárbara, sentido Zona Sul, a queda projetada aponta diminuição de 800 veículos de um total de 3,4 mil no horário de pico da manhã. Enquanto no Rebouças, no sentido Zona Sul, no mesmo horário, haverá uma redução de 700 veículos do total de 4,2 mil. No pico da tarde, o número de carros no Rebouças deverá cair 750 do total de 4,5 veículos (menos 15%). No Santa Bárbara, a estimativa de diminuição é de 25% —800 do total de 3,5 carros.

 

 

Saiba como acessar a Via Expressa sentido Aterro:
– Da Avenida Brasil: seguir em frente e permanecer na pista da esquerda em direção à Avenida Rodrigues Alves.

 

 

– Da Ponte Rio-Niterói: descer na saída do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) que dá acesso à Avenida Brasil e seguir em frente na pista da esquerda em direção à Avenida Rodrigues Alves.

 

 

– Da linha vermelha: pegar a saída à direita para São Cristóvão e contornar o Campo de São Cristóvão. Seguir em frente mantendo-se à esquerda para acessar a Rua Santos Lima. Continuar até chegar à Avenida Brasil e, de lá, pegar a agulha para a pista central em direção à Avenida Rodrigues Alves.

 

 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.