Início Plantão Rio 10 Minutos contra a Dengue

10 Minutos contra a Dengue

 Com o objetivo de conscientizar a população de que pequenos cuidados podem evitar que os municípios enfrentem, no próximo verão, uma epidemia de dengue, começou no sábado (24/9), na cidade de Magé, região metropolitana do Rio, a campanha do governo do Rio contra a doença.
A ameaça de uma grande epidemia foi prevista por autoridades sanitárias por causa da entrada, no país, do vírus tipo 4 e do retorno do vírus tipo 1, o que poderá contaminar um grande contingente de pessoas ainda não expostas a esses dois subtipos.
 
A campanha deste ano chama-se 10 Minutos contra a Dengue, baseada no conceito de se dispor, durante a semana, de um tempo no combate a possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, na residência e na vizinhança.
 
A subsecretária de Vigilância em Saúde do estado, Hellen Miyamoto, participou do lançamento da campanha e destacou a situação preocupante para o próximo verão. “A diferença não é na gravidade dos casos. O que nós estamos tentando combater e minimizar para o verão é o número excessivo de casos. Temos um novo tipo de vírus circulando, de uma forma que nenhum morador do estado tem imunidade [ao vírus].”
 
A médica destacou que a prevenção só terá resultados expressivos se todos se conscientizarem, pois não adianta os moradores de uma casa realizarem os procedimentos contra o mosquito, se os vizinhos não fizerem o mesmo, deixando lugares para a criação do Aedes aegypti. “A mobilização envolve a comunidade como um todo, não apenas o morador.”
 
O governo do estado vai trabalhar em conjunto com as prefeituras, para atuar nas campanhas de prevenção. Este ano, foram registradas 156.641 notificações da doença no estado, com 130 mortes.

Fonte: Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here