Em operações realizadas no Centro, no fim da tarde de ontem, dia 11, e na Tijuca, na manhã desta terça-feira, 12, fiscais da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) lacraram 11 ônibus de seis empresas que operam linhas nessas áreas da cidade.
Os lacres ocorreram, na maioria, por inoperância de limpadores de parabrisa, luz de freio, insuficiência de frisos de pneus e certificado de dedetização vencido. Esses itens, que fazem parte do capítulo de segurança do Código de Transportes do Municipio do Rio, implicam em multas que variam de R$ 84 à R$ 620.
No Centro, a empresa punida foi a Auto Viação Rio, que teve quatro veículos da linha 261 (Praça XV-Marechal Hermes) lacrados. Na Tijuca foram lacrados sete coletivos das linhas 409, 627, 630, 634, 636 e 638. Essas linhas, que ligam Saens Peña ao Horto, Inhaúma, Penha, Freguesia (Ilha do Governador), Cidade de Deus e Marechal Hermes, pertencem as empresas Viação Saens Peña, Penha Rio, Paranapauan, Redentor e Três Amigos.
Na madrugada de segunda-feira, fiscais da SMTR lacraram 12 ônibus da Transportes Oriental, que foram colocados em circulação contrariando decreto municipal que determinou a cassação da empresa. Nesta madrugada, a fiscalização da SMTR percorreu os itinerários das linhas e não encontrou veículos da Oriental circulando.
Fonte: SMTR