Início Plantão Barra 11º Prêmio SRzd Carnaval foi realizado no Centro do RJ

11º Prêmio SRzd Carnaval foi realizado no Centro do RJ

Por Graça Paes, RJ 

 

 

Na noite de quarta-feira, dia 21 de fevereiro, foi realizado no Teatro Carlos Gomes, o 11º Prêmio SRzd Carnaval, no Centro do Rio. Na ocasião receberam troféus as escolas de samba do grupo especial e de acesso que se destacaram nos desfiles realizados na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães. Entre os convidados, além dos consagrados, personalidades do carnaval, formadores de opinião e apaixonados por Carnaval. A festa também contou com a presença da Corte do Carnaval Carioca. Essa jornalista que vos escreve, Graça Paes,  transmitiu em tempo real pelo Facebook (Graça Paes), Twitter (@gracapaes)  e Instagram (@gracapaes)  através de vídeos e fotos passo-a-passo do evento.  

 

O diretor do Carlos Gomes, Afonso Drumond, fez um pronunciamento e falou sobre abrir as portas do local para a premiação: “A nossa casa está aberta para receber todas as manifestações. O samba é uma das manifestações bem ricas. Bem-vindos e aproveitem bem. Parabéns aos vencedores e a todos os profissionais do samba”, ressalto em sua fala.


 

Logo no início do evento, as escolas que passaram pela Intendente Magalhães foram as contempladas. O casal de mestre-sala e porta-bandeira Yuri Souza e Bruna Santos, da Unidos da Ponte; os coreógrafos da comissão de frente da Lins Imperial, Natasha Lima e Luiz Carlos Nascimento; e o mestre de bateria da União do Parque Curicica, Yan Pac-Man; receberam os troféus das mãos da Corte do Carnaval Carioca.

 

 

Na sequência, foram as escolas que se destacaram na Marquês de Sapucaí. Iniciando pelo casal de Mestre-sala e Porta Bandeira, Rodrigo França e Cintya Santos, da Porto da Pedra, depois foi a vez dos passistas da Estácio de Sá.

 

Sob o comando de mestre Demétrius, a bateria da Cubango se apresentou com o intérprete Evandro Malandro, que cantou o samba da escola para mostrar o trabalho da vencedora do prêmio de melhor bateria da Série A. Os ritmistas permaneceram no palco e acompanharam com suas batidas a premiação dos demais quesitos do mesmo grupo.

 

 

A Inocentes de Belford Roxo foi a agraciada com o melhor samba-enredo. Com quatro prêmios nesta edição, a Viradouro celebrou os troféus de melhor carnavalesco (Edson Pereira), melhor comissão de frente, melhor intérprete (Zé Paulo Sierra) e melhor ala de baianas. E, a Unidos de Padre Miguel foi eleita a vencedora de melhor escola também por voto popular.

 

Para abrir as premiações do Grupo Especial, a bateria da União da Ilha se apresentou com a rainha Gracyanne Barbosa e contou com a participação do intérprete Ito Melodia, cantando o samba da escola. Na ocasião foi ressaltada a saída de mestre Ciça que segue em outra agremiação.

 

 

O Prêmio SRzd Carnaval 2018 também contemplou os profissionais de Comunicação e Marketing que se destacaram no último ano: Raphael Perucci, Paulo Renato Vaz e Vinicius Ximenes, da equipe da Portela.

 

A Liesa foi representada pelo diretor de Carnaval Elmo José dos Santos. “Primeiro queria agradecer o Sidney Rezende e essa equipe maravilhosa do SRzd. Começo agradecendo ao arquiteto deste Universo por esse Carnaval. Falo como sambista que sou. Por tudo o que as escolas de samba passaram e que nossa cultura sofreu”, disse. “Nós temos cada vez mais valorizar o nosso samba e só vamos valorizar se estivermos unidos. Muito obrigado de coração”, finalizou.

 

O ponto alto do evento foi a apresentação da comissão de frente da Paraíso do Tuiuti, que deixou toda a plateia de pé, acompanhando em silêncio e emocionada a atuação dos bailarinos comandados pelo coreógrafo Patrick Carvalho. “Sou um menino do alto do morro da favela do Cantagalo e, antes de falar qualquer coisa da minha história, da minha verdade, eu quero agradecer a esses guerreiros/bailarinos, esses moleques que compraram essa ideia comigo. Ao Marcelo Augusto que fez toda a cenografia e me ajudou muito. Jack, obrigado. Uma parceria com o carnavalesco não tem como não dar um fruto desse. Ouvir o carnavalesco, dividir com ele é muito importante. Quando pensei nessa comissão de frente, eu estava sentado lá no morro do Cantagalo, que é onde eu vivo, que é onde está a minha raiz. E eu nunca tirei essa coisa da cabeça que livre dos açodes da senzala, mas preso na miséria da favela, eu tinha um grito dentro de mim para dar. Eu sou muito novo. Hoje, eu entro na Avenida, não para competir, mas para dividir com as maiores referências que eu tenho na minha vida, que são meus grandes mestres, Marcelo Misailidis, Jorge, Carlinhos. Esse é meu oitavo ano com comissão de frente entre o grupo B, grupo A e o Especial, mas eu sinto e sei que eu só estou só começando”, disse o coreógrafo.

 

A agremiação ganhou também levou o troféu de melhor carnavalesco, com Jack Vasconcelos. No quesito baianas quem levou foi a Imperatriz Leopoldinense.

 

A Estação Primeira de Mangueira teve o seu casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus Olivério e Squel Jorgea contemplados e foi eleita por voto popular como a a melhor escola. A Beija-Flor teve o melhor samba-enredo do Grupo Especial. Já o Acadêmicos do Salgueiro foi eleita a melhor escola do grupo especial e como melhor passista.

 

A presidente Regina Celi fez um agradecimento especial. “Quero agradecer todo mundo e falar para vocês que Carnaval é isso. Um ano uma ganha, no outro, outra perde, e nunca desistir. A gente é muito cobrado que temos que ser campeões todo ano. Mas, se nós tivermos que ser campeões todo ano, não existiriam tantas escolas. Eu trabalho para ser campeã. Eu gosto do Carnaval independentemente da escola que ganhou. Respeito todas elas. O Acadêmicos do Salgueiro mostrou na Avenida e vai mostrar de novo ano que vem, que nós trabalhamos para sermos campeões. Se formos, levo a Deus. Se não, vamos correr de novo para buscar o título. Esse troféu, eu falo para você, eu entrego isso para o Alex, porque as pessoas, antes de acreditarem no outro, acreditam em si próprio. Eu acredito no meu trabalho, no trabalho da minha comunidade, eu acredito em todos vocês”.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here