Início Plantão Rio 13ª Semana Interna de Prevenção de Acidente

13ª Semana Interna de Prevenção de Acidente

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro realiza, de 14 a 18 de setembro, a 13ª Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat), com palestras e ações voltadas para guardas e funcionários administrativos. A abertura será feita pelo comandante da GM-Rio, coronel Ricardo Coutinho Pacheco, a partir das 9h desta segunda-feira, dia 14, no auditório da Academia da GM-Rio. Em seguida, será realizada a palestra "Dependência Química e Suas Intercorrências no Social", ministrada pelo Dr. Jorge Pacheco do Carmo, médico do Hospital Albert Schweitzer.
Durante a programação, a 13ª Sipat promoverá palestras sobre diversos temas, como qualidade de vida, drogas e dependência química. Haverá ainda tendas com demonstração de serviços de diversas instituições, como Hemo-Rio, Rio-Mulher, Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química, Grupo Pela Vidda, Instituto Brasileiro de Terapias Energodirecionadas (IBTED), além de Grupos como Mulheres que Amam Demais Anônimos (MADA), Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Fundação Leão XIII.
Veja a programação completa:
Dia 14/09/09 (segunda-feira):
9h – Abertura da 13ª SIPAT com a presença do comandante da GM-Rio, coronel Ricardo Coutinho Pacheco.
10h – Palestra "Dependência Química e Suas Intercorrências no Social" – Dr. Jorge Pacheco do Carmo, médico do Hospital Albert Schweitzer.
9h às 13h – 4 º Encontro de Sensibilização para a Qualidade de Vida e Prevenção à Dependência Química. Tendas montadas no pátio da Sede da GM-Rio: Núcleo de Estudos e Prevenção ao Uso de Drogas (NEPUD), Mulheres que Amam Demais Anônimos (MADA), Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA), Instituto Brasileiro de Terapias Energodirecionadas (IBTED), HEMORIO, Rio Mulher, Grupo Pela Vidda e Fundação Leão XIII.
Dia 15/09/09 (terça-feira):
9h – Palestra "Drogas na Atualidade e Seus Efeitos no Organismo" – Psicólogo Pedro Augusto de Andrade Rodrigues. 
10h – Palestra "Violência X Trânsito" – Janete Bloise, coordenadora de Educação de Trânsito do Detran (RJ).
9h às 13h – 4º Encontro de Sensibilização para a Qualidade de Vida e Prevenção à Dependência Química. Tendas montadas no pátio da Sede da GM-Rio: Núcleo de Estudos e Prevenção ao Uso de Drogas (NEPUD), Mulheres que Amam Demais Anônimos (MADA), Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA), Instituto Brasileiro de Terapias Energodirecionadas (IBTED), HEMORIO, Rio Mulher, Grupo Pela Vidda e Fundação Leão XIII.
Dia 16/09/2009 (quarta-feira):
9h – Palestra "Benefícios Previdenciários Relacionados com Acidentes, Doenças e Doenças Ocupacionais" – Assistente Social Maria Augusta Fernandes da Cruz Ribeiro e Médico Perito Doutor Helder Matos.
Dia 17/09/2009 (quinta-feira):
9h – Palestra "Pedofilia" – Inspetora Regional Tatiana Teixeira Mendes, da Assessoria de Projetos da GM-Rio.
10h – Palestra "O Ambiente e suas Conseqüências" – Subinspetor Genésio Gregório Filho, do Grupamento de Guardas Comunitários da GM-Rio.
Dia 18/09/2009 (sexta-feira):
9h – Palestra "Família a Base de Tudo" – Assistente Social Luanda Prado, da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura.
10h – Palestra "Qualidade de Vida" – Psicólogo Roberto Pereira Coelho da Coordenadoria Espacial de Prevenção a Dependência Química da Prefeitura do RJ.
13h – Encerramento.

Fonte: Prefeitura do Rio