Neste domingo, 14, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, uma data que visa chamar a atenção de todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente nos cuidados dessa doença. Dados da Federação Internacional de Diabetes – IDF, apontam que a cada 5 segundos surge um novo caso no mundo, atingindo pelo menos 245 milhões de pessoas.
No Brasil, segundo estimativa do Ministério da Saúde, cerca de 11 milhões de brasileiros são portadores da doença, sendo que 500 novos casos surgem por dia. A maior parte das ocorrências é do diabetes tipo 2, cuja incidência é maior após os 40 anos. Nesse caso, a causa parece ser a ação da resistência à insulina aliada a uma secreção de insulina insuficiente provocada por herança genética, ganho de peso (principalmente gordura abdominal), sedentarismo ou pelo envelhecimento. Em crianças e adolescentes acima do peso este tipo de diabetes também tem sido observado com frequência.
Eventos marcam o dia mundial de combate, no Rio
A cidade do Rio de Janeiro será palco de vários eventos incluindo a iluminação do Cristo Redentor e dos bondinhos do Pão de Açúcar. O entorno do Maracanão vai abrigar corrida e caminhada, além de medição de glicose, orientação para cuidados com os pés, aconselhamento nutricional e médico e recreação infantil.
Fonte: Graça Paes – Plantão Barra