Início Plantão Rio 1º Festival de Cinema Argentino no Rio de Janeiro

1º Festival de Cinema Argentino no Rio de Janeiro

Em comemoração aos 15 anos da Cinemark, a Rede leva para Rio de Janeiro o 1º Festival de Cinema Argentino, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA) da Argentina. A programação reúne cinco longas-metragens do cinema argentino contemporâneo – entre eles, o premiado ‘Las Acacias’, de Pablo Giorgelli, vencedor da Câmera de Ouro do Festival de Cannes de 2011.

 

 No Rio, o festival acontece de 22 a 28 de junho, no complexo do Shopping Downtown com exibição de dois filmes por dia. Em agosto, o festival se transfere para Florianópolis, entre os dias 10 e 16, e Porto Alegre, de 24 a 30.  “Para comemorar o aniversário de 15 anos da Cinemark no Brasil com os espectadores, a Rede firmou uma parceria com a INCAA para exibir filmes da moderna cinematografia argentina, que não chegam às salas de cinema convencionais no Brasil”, explica Bettina Boklis, diretora de marketing da Cinemark. “Nossa intenção é oferecer ao público entretenimento e conteúdo de alta qualidade, características reconhecidas do cinema argentino”, complementa.

 

A programação do 1º Festival de Cinema Argentino traz ainda os filmes ‘El Dedo’, de Sergio Teubal; ‘Los Marzianos’, de Ana Katz ; ‘Juntos para Siempre’, de Pablo Solarz, e ‘Verdades Verdaderas’, de Nicolás Gil Lavedra. Todas as obras terão duas exibições ao longo do evento, em cada uma das três cidades.

 

Sobre os filmes

O Festival de Cinema Argentino abre com o filme ‘Las Acacias’ (As Acácias), do diretor Pablo Giorgelli, vencedor da Câmera de Ouro do Festival de Cannes em 2011. O filme revela a relação criada entre o caminhoneiro Ruben (interpretado por Germán de Silva) e uma mulher que viaja com ele ao lado de sua filha, durante o percurso de 1.500 km entre o Paraguai e Buenos Aires. Ruben é caminhoneiro desde jovem e conhece a estrada como a palma da sua mão, mas essa viagem será única em sua vida. No elenco estão os atores Germán de Silva, Hebe Duarte e Nayra Calle Mamani.

 

O segundo filme da noite de abertura é ‘El Dedo’ (O Dedo), primeiro longa-metragem do diretor Sergio Teubal e premiado no Festival de Cinema de Guadalajara, em 2011. Baseado na novela ‘El Dedo de Baldomero’, de Alberto Assodourian, o filme conta a história de Florêncio, que guardou o dedo indicador do irmão que encontrou morto. Coisas estranhas começam a acontecer no vilarejo, e nem mesmo Florêncio está preparado para o efeito que o dedo do irmão terá sobre o povo e a primeira eleição na cidade. No elenco estão os atores Fabian Vena, Puma Goity, Martin Seefeld, Mariana Briski e Roly Serrano.

 

No segundo dia do festival, será exibida a comédia dramática ‘Los Marzianos’ (Os Marzianos), dirigida por Ana Katz. O filme apresenta dois irmãos, Luis e Juan, brigados há algum tempo. Delfina, a terceira irmã, tenta mediar à reconciliação, sem sucesso, até que a presença de Juan em Buenos Aires para o aniversário de sua filha e o desejo da menina de comemorar na casa dos tios leva os dois irmãos ao encontro que evitavam. No elenco estão os atores Guilherme Francella, Mercedes Morán, Arturo Puig e Rita Cortese.

 

Na sequência, o longa ‘Juntos Para Siempre’ (Juntos para Sempre), do diretor Pablo Solarz, descreve a vida de um roteirista de sucesso, Gross. Mergulhado em suas histórias, ele mal escuta quando sua mulher, Lucía, confessa sua infidelidade e depois o abandona.  Enquanto isso, o novo roteiro de Gross vai tomando forma, e aos poucos a ficção confunde-se com a realidade. No Elenco estão os atores Peto Menahem, Malenas Solda, Florencia Peña, Luis Luque, Mirta Busnelli, Marta Lubos, Valeria Lois e Silvia Kutica.

 

Primeiro longa-metragem de Nicolás Gil Lavedra – que trabalha com a temática de direitos humanos desde o curta-metragem ‘Identidad Perdida’ (2005) –, o filme ‘Verdades Verdaderas’ (Verdades Verdadeiras) encerra o festival. A obra apresenta a história da ativista de direitos humanos Estela Barnes Carlotto (papel de Susú Pecoraro), que tem sua vida transformada pelo sequestro de sua filha, Laura, durante a ditadura militar. O filme mostra a busca de uma esposa, mãe e avó, além de retratar sua luta pelos ideais de justiça. No elenco estão os atores Alejandro Awada, Rita Cortese, Inés Efron, Laura Novoa, Fernán Mirás, Carlos Portaluppi.  

 

Serviço: Rio de Janeiro– de 21 a 28 de junho Shopping Downtown – Av. da Américas, 500 – Barra da Tijuca

Sexta-feira 22/6 Às 19h – Verdades Verdaderas  às 21h –  – El Dedo  

 

Sábado 23/6 Às 19h – Los Marzianos Às 21h – Verdades Verdadeiras  

 

Domingo 24/6 Às 19h – Juntos Para Siempre Às 21h – Las Acácias  

 

Segunda-feira 25/6 Às 19h – El Dedo Às 21h – Verdades Verdadeiras  

 

Terça-feira 26/6 Às 19h – Los Marzianos Às 21h – Juntos para Siempre  

 

Quarta-feira 27/6 Às 19h – Juntos para Siempre Às 21h – Los Marzianos  

 

Quinta-feira 28/6 Às 19h – Las Acacias Às 21h – El Dedo

 

Fonte: Cinemark